Saiba o que são deficiências ocultas
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
No Dia Internacional da Síndrome de Down (21), a Banda do Corpo de Bombeiros Militar visitou a Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) e realizou uma apresentação musical para os estudantes em comemoração à data. A visita do conjunto à instituição foi organizada pela deputada Flávia Francischini.
O Sargento Eduardo Armstrong, maestro chefe da banda, conta que o grupo tem como visão atuar como agente sociocultural, promovendo inclusão, crescimento e edificação da pessoa através da música. Por isso, resolveram prestar uma homenagem às pessoas com síndrome de Down em uma instituição como a Apae Curitiba.
Durante o evento, a banda tocou diversas músicas conhecidas, intercalando entre pop internacional e melodias infantis, além de apresentar os instrumentos da banda para os estudantes, ampliando o repertório musical e cultural das crianças.
“A importância de realizar essa ação é enorme, especialmente em uma data tão significativa. A banda de música não existe apenas para tocar em eventos militares, mas para se conectar com a sociedade e levar sua arte a todos. Além de oferecer música, a experiência trouxe alegria e gratificação”, declarou o sargento.
Ele revela que a interação com os alunos, professores e funcionários representaram um momento especial, cheio de sorrisos e abraços. A dedicação dos professores e cuidadores foi destacada como um verdadeiro sacerdócio.
A diretora Margareth Terra elogiou a sensibilidade da equipe de bombeiros e destacou que a experiência foi extremamente enriquecedora para os alunos. Segundo ela, as crianças já conheciam a figura do bombeiro, mas tiveram a oportunidade única de interagir pessoalmente com esses profissionais. “Eles demonstraram um respeito imenso pelo comportamento de cada criança e acolheram cada uma com muito carinho e entusiasmo. Foi um momento muito especial, e esperamos ter novas oportunidades como essa no futuro”, afirmou.
A Apae Curitiba agradece imensamente o reconhecimento e a visita. É gratificante perceber que órgãos do Estado reconhecem o trabalho desenvolvido pela nossa instituição e apoiam a causa das pessoas com deficiência intelectual, síndromes e transtornos.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico em suas duas unidades. A assistência é destinada às crianças e adolescentes com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: R. Alferes Ângelo Sampaio, 1597, Batel – Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses.
Contatos: 3222 8884 / 99863 0201
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
A ação prestou uma homenagem às pessoas com síndrome de Down e promoveu a ampliação do repertório cultural e musical dos alunos.
Atividades ressaltaram a importância da preservação e do uso consciente do recurso.
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
Desinformação e estereótipos ainda dificultam a inclusão; veja o que é mito e o que é realidade.
Entenda o que é a hipotonia muscular, conheça suas causas, tipos e as opções de tratamento para essa condição, que afeta pessoas com síndrome de Down e também indivíduos com autismo.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.