Notícias

Autoridades participam da Exposição Trintarte da Apae Curitiba

Obras foram doadas pelo artista plástico Douglas Krieger
Autoridades participam da Exposição Trintarte da Apae Curitiba
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em

Foi realizada nesta segunda-feira (09), no Bourbon Curitiba Convention Hotel, a primeira celebração em alusão aos 60 anos da Apae Curitiba de 2022. A Exposição de Artes TRINTARTE apresentou 30 obras do artista Douglas Krieger e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Participaram da festividade o Senador Flávio Arns (e Carol Arns), os Deputados Pedro Paulo Bazana, Guto Silva, Michele Caputo (representante); e os vereadores Leônidas Dias, Herivelto Oliveira, Sargento Tânia Guerreiro, Noêmia Rocha, Felipe Braga Côrtes, Dalton Borba (representante), Indianara Barbosa (representante) e Luciana Casagrande Pereira, Superintendente Geral da Cultura, representando o Governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

Durante esses anos de existência, a Apae proporciona a mudança na vida de milhares de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Além das terapias essenciais no desenvolvimento da pessoa com deficiência, oferece atendimento na educação e assistência social de forma gratuita.

“São 60 anos de uma história de amor, competência e carinho com as cinco escolas mantidas pela Apae Curitiba e as sete casas lar. Esse evento aqui é maravilhoso para mostrar como tem gente boa, como no caso do Douglas Krieger que ofereceu obras para o benefício da Apae. O povo é bom e quer ajudar e essas obras devem ser muito valorizadas”, disse o senador Flávio Arns. 

“Foi uma honra para o Estado poder  ver um evento tão bem organizado de um artista tão importante e, acima de tudo, um artista paranaense. Isso é fundamental para nós. Acho bem importante o trabalho que a Apae faz. É uma união de esforços e o Governo está sempre apoiando”, relata a representante do governador.

Douglas Krieger, artista plástico, tem mais de 45 anos de carreira e produziu obras que se espalharam pelo mundo. É reconhecido por seus traços fortes e impressionistas que retratam cenários paranaenses. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1978 na Galeria SH-316, também fez exposições coletivas no Graciosa Country Club, SESC, Caixa Econômica, McDonald ‘s, Shoppings, Rotary Club e Clube Curitibano.

Rosemary de Castro Araújo Krieger, esposa do artista plástico, enalteceu o trabalho da instituição e disse se sentir honrada em ver a exposição. “Eu me sinto muito honrada em estar vendo uma realização com uma instituição séria e merece todo apoio da nossa sociedade. Todas as pessoas que procuram o Douglas, ele acolhe, ele ajuda e ele doa. Ele não se nega. Ele já conversou com o Luiz [curador] e agora vai organizar todas as exposições dele e qualquer evento que precisar, ele estará presente para ajudar”, comentou 

O Vereador Leônidas Dias comunicou que vê na instituição credibilidade, não apenas em Curitiba, como também no Brasil. “Nós, inclusive, estamos aqui representando os vereadores da Câmara de Curitiba. Iremos fazer atividades alusivas aos 60 anos da Apae, também na câmara municipal para que possamos dar notoriedade ao trabalho que vem sendo realizado e buscando atividades que possam, também, trazer recursos, como é o caso de emendas parlamentares”, expôs. 

A Apae Curitiba 

A Apae Curitiba atua há quase 60 anos em prol da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. Durante todo esse período, sustentou seu trabalho com a colaboração da população. E através das doações manteve todas as suas escolas e ofereceu saúde às pessoas com deficiência. A instituição pertence ao terceiro setor. É uma organização não governamental (ONG) que precisa, essencialmente, da colaboração e solidariedade das pessoas. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi criada no Rio de Janeiro em 1954. Em Curitiba, foi fundada em 6 de outubro de 1962 e surgiu sob o escopo do movimento: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio às famílias. Busca o desenvolvimento integral, habilitação e reabilitação, melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, na família e comunidade.

Na capital paranaense atua em três pilares – educação, saúde e assistência social -, e conta com a força de trabalho de quase 300 colaboradores para manter cinco escolas especializadas, três centros terapêuticos e sete casas lar, atendendo quase 500 alunos, alcançando mais de 700 atendimentos por dia, considerando o turno integral, e 35 acolhidos nas Casas Lar. Hoje a associação realiza, em média, quase 50 mil atendimentos terapêuticos por ano, totalmente gratuitos.

“Os recursos levantados neste evento, em especial, serão direcionados à ampliação da nossa estrutura de atendimento nas áreas de educação e de saúde. Na área de educação, em que atendemos quase 500 estudantes. Nos últimos quatro períodos escolares, deixamos de atender mais de 500 pedidos de matrículas, dada a plena ocupação das vagas disponíveis. E na área de saúde, em que fazemos, em média, 50 mil atendimentos por ano, os investimentos serão direcionados para reforma dos espaços e instalação de equipamentos de terapia e reabilitação mais atuais, que darão a Apae a possibilidade de não só de atender mais pessoas, mas de empregar técnicas com melhores resultados”, detalha Michelon. 

Exposição (Foto: Rhúbia Ribeiro)

“Conheço a Apae, possivelmente, há mais de 30 anos. Sou jornalista e já fiz muitos eventos na Apae. Tenho identificação porque tenho um irmão mais velho que é especial [sic]. Eu não só acompanhei, como aprendi a entender a história da Apae e recentemente eu escrevi um livro que teve como tópico um dos criadores da Apae. Acho muito importante essa entidade vencer todos os obstáculos que nós sabemos que tem que vencer todos os dias e chegar aos 60 anos com uma festa em alto nível, com leilão, com artistas renomados e ajudando a Apae”, disse o vereador Herivelto Oliveira.

Saiba mais sobre a Exposição: Apae: Uma manhã de arte e amor com o artista plástico Douglas Krieger

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content