A novela das nove da Rede Globo, Um Lugar ao Sol, escrita por Lícia Manzo apresenta a história da personagem Mel, interpretada pela atriz, influenciadora e youtuber, Samanta Quadrados. Na trama (e na vida real), a personagem tem Síndrome de Down e é filha de Paco (Otávio Muller) e lida com uma mãe superprotetora, Helena (Claudia Mauro).
A personagem surgiu como forma de promover e debater a autonomia das pessoas com deficiência ao se tornarem adultas. Na história, Mel quer morar sozinha, longe dos pais, porém recebe apoio apenas do pai e não da mãe. “Antigamente, quem tinha Down não podia morar sozinho”, diz a Mel durante um capítulo da novela. “Antigamente não podia nada: não podia namorar, não podia casar…”, responde o pai.
Em entrevista ao NaTelinha, a atriz conta que já passou por isso em sua vida. “Inclusive, já fiquei em um programa de moradia assistida em São Paulo e tive que sair para morar no Rio de Janeiro. Fiquei por cerca de três anos morando com a minha sogra e hoje em dia eu moro sozinha com o meu marido Breno”, conta.
Com 33 anos, Samanta é casada com o ator Breno Viola e já brilha em suas redes sociais e no Youtube. No Instagram, a influenciadora já possui quase 31 mil seguidores. Antes de entrar para o elenco de “Um Lugar ao Sol”, atuou na websérie “O feed da Cigana”, criada por Vinicius Bertoli, hoje seu empresário.
A Síndrome de Down é uma doença genética sem cura que atinge o cromossomo 21, fazendo com que a pessoa não tenha um par, mas um trio de cromossomos. Ou seja, ao invés de possuir 46 cromossomos, possui 47. A criança que tem a síndrome, apresenta características específicas, como orelhas mais baixas, olhos puxados para cima, língua grande e etc.