Autismo e superdotação: entenda como identificar e apoiar crianças com dupla excepcionalidade
Entenda o que é a dupla excepcionalidade, combinação entre superdotação e autismo.
As Altas Habilidades (AH)/Superdotação (SD), são características presente em indivíduos que demonstram um alto desempenho em diversas áreas, incluindo as acadêmicas, desde a infância. Por outro lado, o autismo envolve desafios em aspectos como interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. No entanto, essas duas condições podem coexistir, formando uma categoria específica dentro da neurodiversidade, a dupla excepcionalidade.
Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), podem ter habilidades cognitivas elevadas, incluindo superdotação, mas nem todos os autistas são superdotados. A combinação de ambos os fatores não é tão fácil de quantificar devido à falta de pesquisas e diagnósticos específicos.
Não é tão simples chegar ao diagnóstico, pois os sinais podem ser confundidos com problemas como déficit de atenção, dislexia ou outros transtornos de aprendizagem. Segundo o neuropediatra Dr. Julio Koneski, a aplicação de testes de QI não é fundamental para o diagnóstico de pessoas com AH/SD. Mas os testes são uma ferramenta excelente e precisa para formalizar o diagnóstico presumido clinicamente.
As crianças superdotadas costumam ser aprendizes precoces, demonstrando facilidade para contar, ler e escrever desde cedo. Elas tendem a possuir um vocabulário extenso, domínio avançado da gramática e habilidades comunicativas comparáveis às de um adulto. Além disso, estudantes com altas habilidades e superdotação frequentemente apresentam uma ótima memória para fatos e um raciocínio desenvolvido, o que os torna pensadores críticos em diversas situações.
Diante desses sinais, é fundamental que pais e educadores estejam atentos às características das crianças superdotadas, buscando avaliação especializada e suporte adequado. Com o acompanhamento correto, esses alunos podem desenvolver seu potencial, garantindo que suas habilidades sejam valorizadas e estimuladas em um ambiente que favoreça seu crescimento.
Embora a superdotação e o hiperfoco estejam interligados em certos contextos, eles não são a mesma coisa e representam características diferentes. Como já citado, a superdotação diz respeito a um conjunto de habilidades excepcionais em áreas específicas, como criatividade, artes ou acadêmicas. Já o hiperfoco é um conceito relacionado ao funcionamento cognitivo e comportamental, que se refere à capacidade de uma pessoa se concentrar intensamente em uma tarefa ou atividade específica, muitas vezes ao ponto de perder a noção do tempo e do ambiente ao redor.
Resumindo, a superdotação e o autismo são condições distintas, mas que podem ocorrer em conjunto. É fundamental reconhecer as características específicas de cada condição para oferecer o apoio adequado e promover o desenvolvimento do potencial de cada indivíduo.
Para apoiar o desenvolvimento social e emocional de uma criança com dupla excepcionalidade, é essencial uma avaliação multiprofissional e o desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado (PEI) que atenda tanto ás suas habilidades quanto às dificuldades.
A Apae Curitiba se mantém comprometida com o desenvolvimento integral de crianças autistas, atuando com sensibilidade, dedicação e conhecimento técnico para garantir que cada uma delas tenha acesso às oportunidades que merece. A instituição oferece um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo, onde cada criança é respeitada em sua singularidade e incentivada a crescer no seu próprio ritmo.
Com uma abordagem pedagógica especializada e multidisciplinar, a Apae promove o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor, sempre considerando as necessidades específicas de cada indivíduo. O trabalho é realizado com o apoio de profissionais capacitados que compreendem as particularidades do espectro autista e sabem como estimular habilidades, valorizar conquistas e construir caminhos de autonomia.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em três escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais!
Entenda o que é a dupla excepcionalidade, combinação entre superdotação e autismo.
O espaço serve para autoregulação de pessoas com autismo, TDAH ou dislexia.
Instituição foi escolhida pelo ganhador para receber parte do valor recebido no sorteio.
Festival ABCR reúne mais de mil participantes e destaca a importância da comunicação e da captação de recursos no terceiro setor.
Maju de Araújo celebrou a aprovação da primeira etapa do projeto em busca de mudanças reais na sociedade.
Descubra o que é o cobertor ponderado e como ele pode ajudar na autorregulação emocional e comportamental de pessoas com autismo.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.