Notícias

Representatividade: atriz com síndrome de Down faz parte do elenco do último filme de ”Jogos Vorazes”

Conheça Sofia Sanchez, a atriz com síndrome de Down que interpreta a Woovey no novo filme de Jogos Vorazes e perceba a importância da representatividade de pessoas com a deficiência no cinema mundial.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em
Foto: Reprodução/Instagram @the.sofia.sanchez

Passaram-se mais de oito anos desde a conclusão da famosa saga distópica estrelada por Jennifer Lawrence, que culminou com o quarto filme, “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”. Entretanto, o universo inspirado nos livros de Suzanne Collins, retornou às telas com a obra intitulada “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. 

O novo filme continua a história de Katniss Everdeen, líder da revolução contra a tirânica Capital. Após escapar da arena dos Jogos Vorazes, Katniss se torna o símbolo da resistência. Neste capítulo final, ela se une a seus aliados para uma missão perigosa: penetrar na Capital e enfrentar o Presidente Snow. O filme explora temas de sacrifício, liderança e a luta contra a opressão. Ao longo da narrativa, Katniss enfrenta desafios épicos enquanto a revolução atinge seu clímax, levando a um confronto final que decidirá o destino de Panem. “A Esperança – O Final” é uma conclusão emocionante e cheia de ação para a série Jogos Vorazes.

O novo filme se passa 64 anos antes dos acontecimentos vistos na narrativa de Katniss (interpretada por Jennifer Lawrence). A obra conta a história conhecida como “Dias Sombrios”. No decorrer do documento, é apresentado Coriolanus Snow em uma fase anterior à sua ascensão à presidência de Panem. Neste contexto, ele é retratado como um jovem de 18 anos, residente na Capital, dedicando-se intensamente para garantir sua chance de brilhar como mentor nos Jogos.

“A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” é dirigida por Francis Lawrence, que comandou as sequências de Jogos Vorazes nos cinemas, com Collins e Michael Ardnt (Pequena Miss Sunshine) no roteiro.

O filme, lançado em 2023, conta com um novo elenco. Dentre os novos atores escalados, está Sofia Sanchez, uma atriz com síndrome de Down. Na nova sequência da franquia, a jovem interpreta Woovey, a garota do 8° distrito que foi sorteada para competir nos jogos. 

Sobre a Sofia Sanchez

Foto: Reprodução/Instagram @the.sofia.sanchez

Sofia é uma atriz e modelo ucraniana/americana. Deixada pela mãe biológica ao nascer em 2009, ela passou um ano e dois meses em um orfanato na Ucrânia. Em 2010, foi adotada por um casal da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Ela é reconhecida pelo seu vídeo viral “Down Syndrome is Not Scary”. Sua estreia como atriz ocorreu na série de televisão “Switched at Birth” (2015), seguida pelo seu primeiro papel no cinema em “For Paloma” (2022) e a atual participação em Jogos Vorazes como Woovey. Além disso, a história inspiradora de sua adoção resultou em dois livros publicados pela Scholastic, intitulados “You are Enough” e “You are Loved”. 

A importância da representatividade

Cacai Bauer, uma das maiores influenciadoras brasileiras com síndrome de Down e fã da saga de Jogos Vorazes, postou um vídeo em suas redes sociais parabenizando a atriz Sofia Sanchez e comemorando a representatividade de pessoas com a síndrome no cinema mundial.

Ela disse estar muito feliz pela conquista da comunidade e que espera que isso sirva como uma porta de acesso para mais pessoas com síndrome de Down mostrarem seus talentos nas telas. Ainda, completou: “Sofia é uma ótima atriz, me senti muito representada em assisti-la. Que tenhamos cada vez mais exemplos como estes, também somos protagonistas”. 

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo