Notícias

APAExone-se por um filme inclusivo nesse final de semana! Confira a dica: ”Uma Lição de Amor” (2002)

Sextou! Anota na sua agenda esse filme inclusivo para você assistir!
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
(Fonte: : Screen grab/ filme "Uma Lição de Amor")

“Uma lição de amor” (2002) é um filme produzido e dirigido por Jessie Nelson. A história traz um tema delicado e coloca dúvidas em relação à capacidade de um pai com deficiência intelectual cuidar de sua filha. Após Lucy ser abandonada pela mãe, Sam Dawson teve que tomar à frente de suas responsabilidades e criar a menina.

Quando Lucy chega aos seus sete anos de idade, ultrapassa  intelectualmente o pai, o que torna as condições de Sam cada vez mais complicadas. Em meio aos desafios e a conturbada situação, aparece uma assistente social que quer colocar a menina num orfanato. A partir de então, Sam enfrenta um caso que parece impossível de ser vencido, contando com a ajuda de uma advogada. O filme traz questionamentos difíceis, onde nos deparamos com um pai que luta pela guarda da filha, sendo julgado por alguém que se torna juridicamente incapaz de criá-la.

Sam, durante toda sua luta pela guarda da filha, tenta de todas as maneiras provar que dentro das suas limitações é capaz de cuidar de Lucy, e é isso que ele mais gosta de fazer. Pelo contexto do filme, podemos associar que o ambiente em que Sam foi criado possibilitou que ele desenvolvesse sua autonomia, levando uma vida normal. Apesar de sua condição, ele tem sua rotina como a de qualquer outra pessoa: trabalha, cuida da filha, sai com os amigos, faz compras, entre outras tarefas que são exercidas.

A história serve para demonstrar a dificuldade que muitas pessoas com deficiência enfrentam, e muitas vezes são julgadas pelo seu estereótipo e colocadas à prova de sua capacidade, seja em qualquer âmbito da vida. O filme surpreende por abordar claramente a luta entre dois paradigmas, a integração e a inclusão social. Não deixe de conferir essa linda história de amor entre pai e filha. Bom filme!

Foto: Screen grab/ filme “Uma Lição de Amor”.

Confira o trailer de “Uma Lição de Amor”: 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo