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O reconhecimento conquistado por meio do seu trabalho ressalta que as habilidades se destacam independentemente da condição.
No Apaecast desta segunda-feira (26), a diretora da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba, Margareth Terra, conta como são realizadas as avaliações de ingresso dos estudantes em escolas especializadas no estado do Paraná. Segundo a diretora, a educação é fundamental no desenvolvimento da criança com deficiência intelectual e múltipla, que no caso da Apae, trabalha as habilidades, as competências e as dificuldades, possibilitando mais autonomia e independência.
Conhecer o potencial dos estudantes torna o ensino-aprendizagem eficaz. Entretanto, é preciso passar por uma avaliação de ingresso antes de entrar no ambiente escolar, que proporciona recursos necessários referente aos tratamentos terapêuticos, atividades direcionadas e assistência social.
“A criança recebe um diagnóstico fornecido pelo neurologista, pode ser um diagnóstico na área de deficiência intelectual, múltiplas ou apenas um atraso no desenvolvimento”, relata a diretora. Na Escola Cedae, onde atua, Margaret conta que recebe crianças desde o nascimento que já possuem o laudo. O bebê passa por uma equipe multiprofissional das áreas educacional, social e clínica, onde a partir da avaliação ingressa no atendimento pedagógico e terapêutico.
A Escola CEDAE atende crianças com deficiência intelectual ou múltipla, utilizando essencialmente a estimulação e pré-escolarização com idade cronológica de zero a 5 anos e 11 meses.
Oferece atendimento às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Também atende na área da saúde, fornecendo serviço social, neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e musicoterapia.
O objetivo é promover, através do processo educacional, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia, autorrealização, através do processo ensino-aprendizagem, respeitando seu desenvolvimento biopsicossocial, suas potencialidades e sua diversidade como membro de uma sociedade inclusiva. Conheça a escola clicando AQUI.
O reconhecimento conquistado por meio do seu trabalho ressalta que as habilidades se destacam independentemente da condição.
A data dedica-se a reconhecer as habilidades, talentos e conquistas das pessoas com esta condição, enquanto ressalta a importância de garantir oportunidades iguais para todos.
Seu exemplo mostra a outras pessoas com deficiência a perseguirem seus sonhos e a se capacitarem para serem protagonistas de suas próprias histórias.
A parceria se dedica a criar músicas, enfrentar desafios e explorar habilidades na dança e na culinária.
Apesar da síndrome de Down ser uma das síndromes mais conhecidas popularmente, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa condição. Por isso, a Apae separou os questionamentos mais comuns para desvendá-los.
O filme traz a história sobre inclusão dentro do esporte, destacando a importância de tratar as pessoas com igualdade e respeito.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.