Notícias

Apae Curitiba realiza eleição para nova diretoria

A instituição busca novos propósitos para fortalecer e estabelecer um novo futuro.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Na manhã desta sexta-feira (28), os pais de alunos e sócios contribuintes da Apae Curitiba se reuniram na sede administrativa da instituição para a eleição da nova diretoria. Após um período de intervenção de sete anos, a Apae promoveu esse importante processo de escolha para compor sua nova gestão.

A eleição foi convocada no dia 27 de junho de 2023 e somente uma chapa registrou candidatura. A chapa “Renovação”, é composta pelo Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, comandada por Paulo Roberto Michelon e pelo Vice-presidente Antonio José Sarmento Bellegard. A Assembleia de pais aprovou por unanimidade a nova diretoria.

Essa decisão sob a nova diretoria da Apae foi um momento de grande importância e envolvimento de pais e colaboradores, que demonstraram seu comprometimento com a instituição. Sara Oliveira esteve representando o Clube de Mães, sendo ela também mãe de um aluno matriculado na Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE). Ela expressou sua perspectiva sobre esse momento revolucionário, destacando que conhecer as pessoas que compõem a Apae e compreender o trabalho realizado por elas é fundamental para futuras cobranças. A presença ativa dos envolvidos visa contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do trabalho realizado pela Apae.

Oliveira também destacou a importância da instituição na vida do filho. ”Aqui eu tenho todo o tratamento que a rede pública não me oferece e eu me sinto muito feliz. Então eu só tenho a agradecer ao presidente e a todos que trabalham aqui na Apae por esse trabalho maravilhoso e árduo que eu sei que não é fácil”, enfatizou. 

Glaci Maria, é uma das funcionárias mais antigas da Apae e já esteve presente em alguns mandatos, ela falou sobre a importância dessa nova etapa para a instituição. “Esse momento é histórico porque a gente esteve nas vias de fato de fechar a Apae. Então pra mim é muito importante quanto funcionária e quanto ser humano, porque os nossos alunos a partir de hoje poderão ver um horizonte mais florido, nós vamos fazer de um tudo junto com essa diretoria pra que a Apae se torne uma realidade e se torne um referencial dentro de Curitiba”, comentou.

Sandra Mara, que atua como Conselheira Fiscal, trouxe sua perspectiva em relação ao novo mandato. “A gente espera melhorar, já teve melhoras, mas agora com essa saída da intervenção a gente vai tentar dar um passo pra frente e vamos seguir em frente”, disse.

Durante o evento o advogado André Dias Andrade esteve presente, o profissional acompanhou todo processo legal e explicou como o procedimento funciona. Andrade destacou que toda essa ação é baseada nas regras estabelecidas pelo estatuto da Apae, e esse estatuto tem o propósito de garantir a continuidade e a estabilidade ao longo do tempo. “Todo processo legal vem constituído por dentro de regras do estatuto da Apae e ele vem realmente pra fazer com que isso se perpetue pelo tempo, então essa regras do estatuto que foram observadas hoje com o processo de eleição, não é só pra essa eleição, vai ser para as próximas. Isso serve para que a situação fique transparente e perene”, ressaltou.

Paulo Roberto Michelon, presidente da Apae Curitiba, também comentou sobre a nova etapa que a instituição irá iniciar. “Eu vejo que esse é um momento emblemático na vida da instituição, um divisor de águas, porque essa eleição não só regulariza uma condição estatutária de ter uma representatividade para uma gestão da Apae, ela marca um momento em que nós estamos trazendo novamente todo o conjunto de pais para participarem do processo de continuidade e trabalho que a Apae faz, onde marca um novo momento na vida da instituição”.  

O processo eleitoral de uma entidade como a Apae representa não apenas uma troca de liderança, mas também a oportunidade de reafirmar os valores e princípios que sustentam a instituição. Cada membro desempenha um papel significativo ao contribuir com suas ideias, perspectivas e experiências. O engajamento de todos é imprescindível para que a Apae continue seu trabalho incansável em prol da inclusão, bem-estar e desenvolvimento dos seus assistidos, reforçando sua missão de criar uma sociedade mais justa e igualitária para as pessoas com deficiência.

Composição das chapas:

Diretoria Executiva

Presidente –  Paulo Roberto Michelon

Vice-presidente –  Antonio José Sarmento Bellegard

1ª Diretora-Secretária –  Hipolita Maria Zarutzki de Paula Senem

2ª Diretora-Secretária  Maria Helena Cuduh 

1° Diretor Financeiro – Rodolfo Cesar Gomes Doppler

2ª Diretora Financeira Eliete da Silva Hoinschy 

Diretora de Patrimônio – Fernanda das Graças de Oliveira

Diretora Social – Cassia Regina Ivulski de Morais

Conselho Fiscal

1ª Conselheira – Altair dos Santos

2ª Conselheira – Neuma Petrini Polati

3ª Conselheira – Sandra Mara Cavilha

Suplente- Valéria Lazaroti Maciel

Suplente- Angela Cristina Grzeskow da Silveira

Suplente- Lea Calisto Modesto

Conselho Administrativo

Andreia Franco Barreto Calabria Francisco 

Elda Pereira Thomaz 

Gerson Luiz David Choinski 

Mariana Defani Gulin 

Marina Lopes

Paulo Roberto Schier 

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo