Notícias

Apae Curitiba faz 60 anos em 2022

São 60 anos de história e de atendimentos para diversas pessoas com deficiência e suas famílias.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em
Caridade: Rosto de uma estudante com síndrome de down da Apae

A Apae Curitiba completa 60 anos em 2022. Fundada em 1962 por um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, o objetivo foi promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, buscando a qualidade de vida e inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD).

Para cumprir esse propósito, a instituição tem em sua base três pilares, sendo:  educação, saúde e assistência social. Esses setores trabalham em conjunto para que os atendidos pela associação consigam ao longo de sua vida, atingir seu máximo potencial.

“Hoje são quase 500 estudantes distribuídos entre as cinco escolas da instituição, além é claro dos quase 50 mil atendimentos que acontecem anualmente nos Centros Terapêuticos e as ações de assistência social envolvendo os familiares de nossos estudantes. Todos os atendimentos, 100% gratuitos.”, diz Paulo Roberto Michelon, Presidente da Apae Curitiba. “A pandemia e o coronavírus trouxeram muitos desafios para a instituição, que depende da contribuição da comunidade para manter as suas atividades. Mesmo assim, não deixamos de oferecer atendimento aos nossos atendidos”, completa.   

Em 2020 e parte de 2021, em razão da pandemia e das medidas de isolamento social, a Apae Curitiba realizou seus atendimentos online na maior parte dos serviços. Os profissionais da educação gravaram aulas e o material foi disponibilizado para as famílias. Já os atendimentos na área da saúde, eram realizados por videoconferência.

Glaci Maria, funcionária da instituição há mais de 20 anos, conta que durante esse tempo viu a associação passar por diversos momentos de dificuldades e a comunidade foi fundamental nesses momentos. “Foram vários desafios durante esses anos. Mas sempre tivemos pessoas engajadas que se importavam com nossos atendidos e que procuravam saber mais da organização e propagavam o que acontecia nela”, falou.

Em 2022 a instituição realizará diversas ações comemorativas, buscando alcançar o maior número de pessoas possíveis que apoiem a causa da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. Diversas empresas estão engajadas e apoiarão essa instituição que contribui tanto para a comunidade curitibana e região.

Serviços

Atualmente, a Apae Curitiba realiza quase 50 mil atendimentos anuais para as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias nas cinco unidades da instituição na capital. Entre os serviços oferecidos estão:

– Aulas nas modalidades integral ou meio período;
– Fisioterapia;
– Fonoaudiologia;
– Natação;
– Musicoterapia;
– Neurologia;
– Nutrição;
– Psicologia;
– Terapia Ocupacional;
– Assistência Social.

“Esses serviços são essenciais para a pessoa com deficiência e temos uma alta demanda”, comenta Michelon. “São oferecidos pelo Instituto na primeira infância e vão até o final da fase adulta”, finalizou. Hoje, a Apae tem atendimentos com pessoas de zero a 69 anos.

Conheça mais da Apae Curitiba através das nossas redes sociais e dos conteúdos publicados em nosso site. Além disso, faça sua contribuição e apoie essa causa que tem beneficiado tantas pessoas em nossa comunidade. Saiba como doar clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo