Apae Curitiba celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down destacando desafios enfrentados por mulheres e suas famílias
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
A Apae Curitiba completa 60 anos em 2022. Fundada em 1962 por um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, o objetivo foi promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, buscando a qualidade de vida e inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD).
Para cumprir esse propósito, a instituição tem em sua base três pilares, sendo: educação, saúde e assistência social. Esses setores trabalham em conjunto para que os atendidos pela associação consigam ao longo de sua vida, atingir seu máximo potencial.
“Hoje são quase 500 estudantes distribuídos entre as cinco escolas da instituição, além é claro dos quase 50 mil atendimentos que acontecem anualmente nos Centros Terapêuticos e as ações de assistência social envolvendo os familiares de nossos estudantes. Todos os atendimentos, 100% gratuitos.”, diz Paulo Roberto Michelon, Presidente da Apae Curitiba. “A pandemia e o coronavírus trouxeram muitos desafios para a instituição, que depende da contribuição da comunidade para manter as suas atividades. Mesmo assim, não deixamos de oferecer atendimento aos nossos atendidos”, completa.
Em 2020 e parte de 2021, em razão da pandemia e das medidas de isolamento social, a Apae Curitiba realizou seus atendimentos online na maior parte dos serviços. Os profissionais da educação gravaram aulas e o material foi disponibilizado para as famílias. Já os atendimentos na área da saúde, eram realizados por videoconferência.
Glaci Maria, funcionária da instituição há mais de 20 anos, conta que durante esse tempo viu a associação passar por diversos momentos de dificuldades e a comunidade foi fundamental nesses momentos. “Foram vários desafios durante esses anos. Mas sempre tivemos pessoas engajadas que se importavam com nossos atendidos e que procuravam saber mais da organização e propagavam o que acontecia nela”, falou.
Em 2022 a instituição realizará diversas ações comemorativas, buscando alcançar o maior número de pessoas possíveis que apoiem a causa da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. Diversas empresas estão engajadas e apoiarão essa instituição que contribui tanto para a comunidade curitibana e região.
Atualmente, a Apae Curitiba realiza quase 50 mil atendimentos anuais para as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias nas cinco unidades da instituição na capital. Entre os serviços oferecidos estão:
– Aulas nas modalidades integral ou meio período;
– Fisioterapia;
– Fonoaudiologia;
– Natação;
– Musicoterapia;
– Neurologia;
– Nutrição;
– Psicologia;
– Terapia Ocupacional;
– Assistência Social.
“Esses serviços são essenciais para a pessoa com deficiência e temos uma alta demanda”, comenta Michelon. “São oferecidos pelo Instituto na primeira infância e vão até o final da fase adulta”, finalizou. Hoje, a Apae tem atendimentos com pessoas de zero a 69 anos.
Conheça mais da Apae Curitiba através das nossas redes sociais e dos conteúdos publicados em nosso site. Além disso, faça sua contribuição e apoie essa causa que tem beneficiado tantas pessoas em nossa comunidade. Saiba como doar clicando aqui.
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
Desinformação e estereótipos ainda dificultam a inclusão; veja o que é mito e o que é realidade.
Entenda o que é a hipotonia muscular, conheça suas causas, tipos e as opções de tratamento para essa condição, que afeta pessoas com síndrome de Down e também indivíduos com autismo.
Projeto incentiva sustentabilidade, autonomia e conscientização sobre os cuidados com a natureza.
Abandonar estereótipos, usar termos adequados, rever discursos e buscar informação são atitudes simples que promovem uma sociedade mais inclusiva e respeitosa para as pessoas com deficiência.
O recurso será destinado para a manutenção das atividades da instituição.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.