Notícias

Apae Curitiba celebra 62 anos de dedicação e inclusão às pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

A Apae Curitiba completou ontem (06) seus 62 anos de existência, e para celebrar essa data, os acolhidos e os estudantes das cinco escolas da instituição realizaram uma série de atividades especiais na última sexta-feira (04). A comemoração incluiu gincanas, jogos de memória, quis e diversas brincadeiras, além de momentos de integração entre alunos e funcionários. O evento foi marcado pelo tradicional parabéns e o hino da Apae, com um bolo especial celebrado por todas as unidades.

Durante as comemorações, os alunos compartilharam depoimentos emocionantes sobre o que a Apae Curitiba representa em suas vidas. Jonas, da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), destacou: “Eu amo a Apae Curitiba, todo mundo me trata bem e eu gosto muito da Apae. Ela me ajudou a fazer amigos, a conversar, e minha vida está bem melhor’’. 

Erick Castro Xavier, da Escola Agrícola, expressou sua alegria ao fazer parte da instituição: “A Apae significa pra mim muita alegria, fé, amor e carinho. A Apae me faz feliz’’, relatou. 

Lucinéia Pereira Hayashi, que trabalha na Apae Curitiba há 19 anos, começou como auxiliar de limpeza, tornou-se atendente e, em 2021, passou a ser professora. Ela compartilhou: “A Apae é tudo para mim. Ela não só transformou minha vida, mas me fez uma pessoa melhor, com mais propósito. Aqui, aprendemos a valorizar cada conquista e a enxergar o mundo com mais amor. A sociedade precisa conhecer a Apae, porque ela é um espaço que acolhe, transforma e faz a diferença tanto para as pessoas com deficiência quanto para todos, pois aqui é um lugar de amor’’. 

Ao longo desses 62 anos, a Apae Curitiba se tornou uma referência no atendimento especializado para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A instituição não apenas oferece educação e terapia, mas também constrói uma rede de apoio que transforma vidas. Com uma abordagem individualizada, as cinco escolas da Apae buscam promover a inclusão social e o desenvolvimento pleno dos alunos, desde a primeira infância até a fase adulta, respeitando a individualidade.

Esse trabalho contínuo tem um impacto profundo, não só para os alunos, mas também para suas famílias. Para muitas delas, a Apae é um lugar de acolhimento e esperança, onde o progresso é celebrado diariamente. Como contam os pais do pequeno Davi Rasposo, Liz e André: ‘’Carinho e amor é o resumo do trabalho da Apae. Responsabilidade e dedicação dos colaboradores dando a melhor experiência e aprendizado aos nossos filhos’’.  

Cassina Schepelski e Maurício Zaninetti, pais do Lucas Pedro, também relataram a importância da instituição na evolução do filho: ‘’A Apae é nossa segunda casa. Nela, encontramos todo apoio e suporte que precisamos para vencer os desafios. O Lucas evoluiu muito desde que entrou na Apae, cada dia mais esperto e aprendendo coisas novas’’. 

Maria das Graças da Silva, mãe da aluna Rute, também compartilhou sua gratidão: “A Apae proporcionou para a Rute uma melhora significativa na autonomia e no desenvolvimento de sua aprendizagem. Todas as atividades e viagens trouxeram novas e importantes experiências’’. 

A trajetória da instituição ao longo dessas seis décadas é marcada por histórias como essas, de superação e conquistas que vão além da sala de aula. A Apae Curitiba, com seus diversos programas de atendimento, foi capaz de abrir caminhos para que milhares de pessoas pudessem obter seus direitos assegurados, desenvolvendo a autonomia necessária para uma vida mais plena e digna.

Celebrar esses 62 anos é também reconhecer a importância de continuar esse trabalho incansável. Em um cenário onde ainda existem muitas barreiras sociais e educacionais para pessoas com deficiência. A Apae Curitiba permanece como um símbolo de inclusão, lutando pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Apae Curitiba agradece a todos os APAExonados que, de alguma forma, fizeram e continuam fazendo parte dessa jornada. Mantendo firme sua missão, visão e valores, a entidade continua comprometida com a construção de uma sociedade que respeita as diferenças e tem o acolhimento como base de todas as suas ações. Essa trajetória de sucesso reflete o compromisso contínuo com a excelência no atendimento e o apoio integral às pessoas com deficiência.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo