Notícias

Apae Curitiba: 61 anos como referência em inclusão, apoio e informação

A instituição tem sido um farol de esperança, se dedicando a transformar vidas e a fazer a diferença na comunidade.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

Celebrando hoje 61 anos de atuação incansável, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba se destaca não apenas como uma instituição de apoio, mas como um verdadeiro pilar de inclusão e informação na capital paranaense. 

A Apae Curitiba nasceu em 1962 com um propósito claro: ser um refúgio de apoio, educação e cuidado para pessoas com deficiência. Ao longo das décadas, esse propósito se traduziu em ações concretas e expansão de seus serviços. Atualmente, a instituição opera com cinco escolas, três centros terapêuticos e cinco Casas Lar, garantindo atendimento abrangente e gratuito para seus assistidos, que hoje já somam 494 indivíduos diretamente atendidos e mais de 40 mil atendimentos anuais na área da saúde. 

O compromisso com a educação é evidenciado não apenas nas salas de aula das escolas da Apae, mas também digitalmente. O site da Apae Curitiba evoluiu para se tornar uma das principais fontes de informação sobre deficiência, autismo e síndrome de Down, fornecendo recursos valiosos para famílias, educadores e profissionais de saúde. 

E, enquanto a Apae é uma força autônoma na forma de uma ONG, não ligada ao governo, ela depende fortemente da generosidade e apoio da comunidade. As doações são uma parte vital de seu financiamento, e com a tecnologia atual, contribuir se tornou ainda mais acessível. Qualquer um que deseje apoiar a missão contínua da Apae pode fazer uma doação via PIX, usando a chave: [email protected]. 

Todavia, além das contribuições financeiras, a Apae Curitiba tem sido enormemente beneficiada pelo trabalho incansável de seus voluntários. Desde o Brechó da Apae até os grandes eventos organizados, o espírito e dedicação dos voluntários têm sido uma força motriz por trás do sucesso e impacto da organização. O voluntariado na Apae não é apenas um ato de serviço, mas uma demonstração palpável de empatia e compromisso com uma causa maior. 

Durante o mês de aniversário, as escolas da Apae Curitiba estão imersas em uma série de atividades pedagógicas especiais, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem dos estudantes. Em destaque, no dia 07 de outubro, a escola CEDAE promoverá a “Pastelada do CEDAE”, um evento cujo objetivo é arrecadar fundos para a tão necessária reforma da escola e a inauguração do novo setor terapêutico. E as celebrações não param por aí. No dia 07 de novembro, a cidade se prepara para a segunda edição do “Trintarte”, uma iniciativa artística e solidária em que talentosos artistas paranaenses doaram suas obras para exposição e venda. Cada centavo arrecadado com essa venda será integralmente revertido para a Apae, mostrando que arte e solidariedade andam de mãos dadas em prol de uma causa maior. 

Neste mês de celebração dos 61 anos da Apae Curitiba, é essencial reconhecer o papel transformador do setor de captação de recursos. Nos últimos anos, enquanto a instituição avançava em suas iniciativas e consolidava sua presença na comunidade, esta equipe tem sido a força motriz por trás das cenas. Dedicando tempo, expertise e uma paixão genuína pela causa, o setor tem sido instrumental na conquista de novos parceiros e na mobilização de recursos vitais. Estas alianças não apenas fortalecem a estrutura financeira da Apae, mas também ampliam sua rede de apoio e impacto na comunidade. À medida que celebramos os marcos e realizações da Apae Curitiba neste mês, também reconhecemos e agradecemos àqueles que, nos bastidores, trabalham incansavelmente para garantir um futuro ainda mais brilhante para a instituição. 

Em meio às celebrações e avanços da Apae Curitiba, é impossível não notar o refinamento e profissionalismo com que a imagem da instituição tem sido apresentada ao longo dos últimos anos. Nos bastidores, uma equipe de Comunicação dedicada tem trabalhado incansavelmente para garantir que cada mensagem, campanha e evento reflita com precisão e paixão a missão e os valores da Apae. Este trabalho tem sido fundamental, pois, em um mundo cada vez mais conectado e visual, a maneira como uma instituição é percebida pode fazer toda a diferença. Através de estratégias cuidadosamente elaboradas e executadas, a presença da Apae no cenário curitibano tem se tornado cada vez mais destacada, não apenas por seus serviços essenciais, mas também pela forma impactante e inspiradora com que sua história e propósito são comunicados à comunidade. Enquanto celebramos as muitas realizações da Apae Curitiba, também é vital reconhecer e valorizar aqueles que habilmente tecem a narrativa que nos conecta a ela. 

A Direção Executiva da Apae Curitiba tem desempenhado um papel central na orientação e fortalecimento da instituição. Com visão estratégica e um profundo compromisso com a missão da Apae, essa liderança tem sido instrumental na tomada de decisões, na implementação de inovações e na garantia de que a instituição continue a prosperar e expandir seu impacto. Sob sua gestão, a Apae Curitiba não apenas mantém sua excelência nos serviços prestados, mas também navega com destreza pelos desafios, sempre mirando um futuro promissor para todos os envolvidos. 

Ao refletir sobre a evolução recente da Apae Curitiba, é inegável o papel transformador exercido pelo setor de Comunicação. Através de estratégias bem delineadas e uma abordagem moderna, houve uma notável recuperação da imagem institucional. A ampliação de canais, particularmente nas mídias sociais, não só aprimorou a comunicação da Apae com seu público, mas também expandiu sua visibilidade, alcançando corações e mentes em uma escala sem precedentes. 

Recentemente, a Apae Curitiba viu uma nova era se iniciar com a eleição de sua nova diretoria. Composto por membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Administração, este grupo de indivíduos dedicados e comprometidos traz consigo uma visão renovada e uma determinação inabalável. Unidos pelo objetivo comum de trabalhar por uma Apae ainda melhor, eles têm focado em estratégias inovadoras, otimização de processos e na ampliação do impacto positivo da instituição na comunidade. Enquanto cada membro traz sua expertise única e perspectiva para a mesa, é o compromisso compartilhado com a missão da Apae que realmente os une. A cidade de Curitiba pode esperar grandes realizações desta nova gestão, que, sem dúvida, conduzirá a instituição a novos patamares de excelência e alcance. 

No cerne da Apae Curitiba estão os atendidos – indivíduos inspiradores e resilientes que são a razão fundamental de toda a dedicação e esforço da instituição. Cada rosto, cada história, cada jornada de superação é um lembrete vívido do propósito e missão da Apae. Estes indivíduos, com suas singularidades, talentos e desafios, enriquecem a comunidade com sua presença e são a prova viva do impacto transformador do trabalho da instituição. A Apae Curitiba, com sua vasta equipe e infraestrutura, pode se orgulhar de muitas conquistas, mas a mais preciosa de todas é, sem dúvida, o sorriso, o progresso e o bem-estar de cada pessoa atendida. Por eles, e com eles, a Apae se renova, inova e se dedica incessantemente, reafirmando o compromisso de construir um mundo mais inclusivo e acolhedor. Por eles, estamos todos aqui. 

Ao olhar para os 61 anos de história da Apae Curitiba, é impossível não se sentir inspirado pelo que uma comunidade unida por uma missão pode alcançar. Aqui não se celebra apenas um aniversário, mas uma trajetória de amor, serviço e transformação que, sem dúvida, continuará a moldar e melhorar vidas por muitos anos a vir. 

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo