Notícias

Alunos da escola Luan Muller recebem avaliação odontológica

A iniciativa foi realizada pela assistente social Karla Regina Rocha.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Na última quinta-feira (20), a dentista Kennia Brenner e a Técnica de saúde bucal, Leoni Maria Fiacoski realizaram uma visita aos alunos da escola Luan Muller. As profissionais fizeram uma avaliação odontológica nas crianças e também falaram sobre a conscientização de manter os cuidados com os dentes. 

As especialistas tiveram um momento com as professoras dando orientações sobre a necessidade de abordar o tema pelo menos três vezes ao ano e persistir com o trabalho da escovação juntamente com os pais. Antes da pandemia de Convid-19 a escola já realizava o momento da higienização, mas depois da retomada das atividades tem sido um período de reconstrução e alinhamento desse processo. 

Algumas crianças com deficiência acabam se sentindo incomodadas com o fato dos pais mexerem e tentarem o ato de escovar, mas a Dra. Brenner explica que é necessário que os responsáveis mantenham a resiliência e a persistência, buscando formas de conseguir colocá-los na rotina de escovação, como por exemplo premiá-los e elogiá-los. 

‘’Os pais não podem perder o foco de estar sempre falando sobre a saúde bucal, e na verdade a saúde dos dentes envolve uma parte muito grande na vida dessas crianças, a dor é um fator que altera demais o humor delas, então os pais não devem deixar de insistir na escovação de levar ao dentista, mesmo que pra ele seja um momento difícil. Qualquer contato com o dentista para essas crianças vai fazê-los colaborarem um pouco na rotina’’, ressalta Kennia. 

Após esse momento com os professores a Dra. teve o seu momento com as crianças realizando uma pequena palestra. Kennia deixou o momento mais descontraído e preparou os alunos para o momento da avaliação. As crianças ganharam um adesivo e uma escova de dente.  

É importante destacar que os pais e responsáveis devem estar cientes dos problemas diários que as crianças enfrentam, como cáries, gengivite, periodontite e até mesmo a perda dos dentes. Esses problemas podem afetar não só a saúde bucal, mas a nutrição, a fala e a autoestima da criança. Por isso é essencial manter o acompanhamento adequado, ajudando a fornecer tratamentos de prevenção como a fluoretação. Os profissionais também podem desenvolver estratégias individualizadas que levem em consideração as necessidades e limitações dos pequenos. 

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller, Ensino Fundamental, Modalidade Educação Especial, atende estudantes na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender.” Conheça as escolas clicando AQUI.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR

Contato: (41) 3244-9166

Notícias Relacionadas

Benefícios gerais da atividade física no TEA

Descubra os benefícios da prática de atividades físicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprenda a superar desafios específicos e conheça as atividades mais recomendadas para essas crianças.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo