Notícias

Alunos da Apae visitam a Arena da Baixada

A visita na Arena da Baixada aconteceu durante a manhã desta quarta-feira com alunos da Escola Luan Muller
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Alunos da Apae e profissionais estão sentados no centro do campo

A manhã desta quarta-feira (25) foi especial para 38 estudantes da Escola Luan Muller da Apae Curitiba. O grupo conheceu a Arena da Baixada, estádio do Athlético Paranaense que recebeu jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O passeio foi acompanhado por profissionais da instituição junto ao Diretor Financeiro da Fundação Athletico Paranaense (Funcap), Roberto Bonnet.

Bonnet levou os estudantes a lugares exclusivos e restritos, como os vestiários e a área vip. Além disso, também puderam se aventurar e correr pelo gramado sintético, onde grandes conquistas já foram celebradas pela equipe paranaense.

Segundo a diretora da escola, Dayse Ribeiro Domiciano, a iniciativa de visitar o estádio partiu dos próprios estudantes com incentivo dos profissionais da instituição. O evento surgiu como uma forma de mudar a rotina dos alunos. “Altera a rotina e cria possibilidade de ver de perto um grande e moderno espaço esportivo, participando de uma atividade sociocultural e aquisição de conhecimento sobre o futebol, paixão nacional”, relata.

Para Claudia Maria dos Santos da Silva, professora de arte, foi um dia muito especial para os estudantes. ”Depois de tanto tempo isolados por causa da pandemia, puderam fazer um passeio proporcionado pelo Mauro Silva – do Athletico – que nos encaminhou até o Bonnet. Ele tirou nossos estudantes especiais [sic] de dentro das quatro paredes da escola, proporcionando a eles um dia maravilhoso, de alegria e felicidade. Estamos muito agradecidos a toda equipe do Athletico que nos autorizaram e nos trouxeram essa alegria e essa sensação de liberdade de vida para cada um dos nossos estudantes”, diz.

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller está localizada na Rua Professor João Argemiro Loyola, 220, no Seminário, em Curitiba. Assim como toda Apae, atende crianças com deficiência intelectual ou múltipla. Seu público alvo envolve crianças e adolescentes de seis a 15 anos e onze meses. 

Busca desenvolver atendimentos pedagógicos com áreas de conhecimento do ensino fundamental como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, ensino religioso, educação física, arte, informática, educação ambiental e atividades recreativas pedagógicas, priorizando a alfabetização. 

Também proporciona aos alunos atendimentos na área de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, neurologia, nutrição e pedagogia que apoiam e complementam o atendimento educacional.

aluna da escola luan muller

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba atua há quase 60 anos em prol à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. Durante todo esse período, sustentou seu trabalho com a colaboração da população. Através das doações manteve todas as suas escolas e ofereceu saúde às pessoas com deficiência. A instituição pertence ao terceiro setor. É uma organização não governamental (ONG) que precisa, essencialmente, da colaboração e solidariedade das pessoas. 

Em Curitiba, foi fundada em 6 de outubro de 1962 e surgiu para promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio às famílias. Além de buscar o desenvolvimento integral, habilitação e reabilitação, melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, na família e comunidade.

Na capital paranaense, a instituição atua em três pilares – educação, saúde e assistência social -, e conta com a força de trabalho de quase 300 colaboradores para manter cinco escolas especializadas, três centros terapêuticos e sete casas lar, atendendo quase 500 alunos, alcançando mais de 700 atendimentos por dia, considerando o turno integral, e 35 acolhidos nas Casas Lar. Hoje a associação realiza, em média, quase 50 mil atendimentos terapêuticos por ano, totalmente gratuitos.

Notícias Relacionadas

Síndrome de Down: mitos e realidades

Apesar da síndrome de Down ser uma das síndromes mais conhecidas popularmente, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa condição. Por isso, a Apae separou os questionamentos mais comuns para desvendá-los.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo