Notícias

Acolhidos das Casas Lar fazem passeio na cidade da Lapa

Uma programação completa para os acolhidos, com o objetivo de proporcionar a eles um dia agradável e enriquecedor.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Na última terça-feira (21), os acolhidos das Casas Lar da APAE Curitiba tiveram a oportunidade de realizar um passeio muito especial pela cidade da Lapa, no Paraná. A atividade, organizada pela equipe de cuidadores e educadores da instituição, teve como objetivo proporcionar um momento de lazer e aprendizado para os moradores. A equipe da Apae Curitiba preparou uma programação completa para os acolhidos, com o objetivo de proporcionar a eles um dia agradável e enriquecedor.

A cidade de Lapa, localizada a cerca de 70 km de Curitiba, é conhecida por sua rica história e patrimônio cultural. O destino escolhido para o passeio incluía visitas a pontos turísticos importantes, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, construída no século XVIII, e o Museu Histórico da Lapa, que conta a história da Revolução Federalista de 1893.

A saída das Casas Lar aconteceu logo pela manhã, com todos os participantes animados e ansiosos para começar o passeio. No ônibus, os acolhidos foram recebidos com lanches e atividades de entretenimento para tornar a viagem ainda mais agradável.

Ao chegar na cidade da Lapa, os acolhidos foram levados ao Museu das Armas, onde puderam aprender sobre a história da Revolução Federalista de 1893 e conhecer objetos e documentos que contam essa importante história do Estado e do município. Além disso, também puderam visitar outras exposições que mostram a evolução da cidade ao longo dos anos. Ao todo, os acolhidos puderam visitar seis lugares e aprender um pouco mais sobre a história da nossa região.

Para a Assistente Social, Rosilei Bastos Pivovar, proporcionar esses momentos de inclusão é fundamental para o desenvolvimento dos acolhidos. “Foi maravilhoso poder incluí-los na sociedade, por mais que eles tenham as dificuldades particulares de cada um, é importante levar eles nos passeios, para conhecerem os lugares. Então esse passeio foi escolhido para que eles também pudessem conhecer um novo município, saber o que que têm nos outros lugares.” Rosilei se emociona ao contar como a alegria no rosto de cada um deles recompensou todo o passeio.

O passeio estava planejado desde o ano passado para acontecer. “A gente viu que era um local assim com história. Foi importante ver por esse lado, mostrar para eles um outro município, sendo essa a segunda vez que eles saem, mas para perto é a primeira vez. Então escolhemos nesse sentido, pena que não deu pra gente visitar todos os lugares. Porque tinha alguns que estavam fechados, mas valeu a pena.” Finaliza a assistente social Rosilei que acompanhou eles em todo o passeio.

Por fim, a turma seguiu para um delicioso almoço em um restaurante típico da região, onde puderam desfrutar de uma deliciosa refeição e ainda descontrair, conversando entre eles enquanto esperavam pela comida. O passeio terminou com uma linda vista no Parque do Monge. 

As Casas Lar

As sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba, e acolhem 35 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 18 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas. 

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem-estar dos moradores. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Notícias Relacionadas

Nota à Imprensa e a Comunidade

Voltar Notícias Paulo Fortunato Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos Publicado em21 de fevereiro de 2024 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba vem por

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo