Notícias

05 de agosto: Dia Nacional da Saúde

Data desperta a lembrança a uma série de bons hábitos recomendáveis à Saúde.
05 de agosto: Dia Nacional da Saúde
Arthur Borsato
Auxiliar de Marketing
Publicado em
Estudante da Apae com síndrome de Down durante uma sessão terapêutica. Ele abraça uma profissional da saúde.

Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde procura melhorar a qualidade de vida e conscientizar as pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável e da educação sanitária. A data foi instituída pela Lei n°5.352/1967 para homenagear Oswaldo Gonçalves Cruz, sanitarista, nascido em 5 de agosto de 1872.  

Segundo o Ministério da Saúde, é  necessária uma rotina de hábitos que envolvam a boa alimentação, ingestão de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso, inclusive para as pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A neuropediatra da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba, Dra Gabriele Ehlert Martins, conta que “os cuidados com a saúde das pessoas com deficiência devem ser diários e não apenas relembrados em uma data.”

Atualmente, a área de saúde da instituição presta 3,5 mil atendimentos, em média, por mês nos três núcleos: Batel, Seminário e Santa Felicidade. Oferece suporte a crianças e adultos nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, neurologia e terapia ocupacional. 

Na Escola CEDAE, são atendidas crianças com deficiência intelectual ou múltipla desde o nascimento até os cinco anos e onze meses. A neuropediatra relata que “as mães tendem a temer o novo/o diferente e que é esse o suporte que precisa ser dado. Oferecemos suporte clínico e terapêutico, para facilitar a vida das famílias e encaminhamos para outras áreas.” Também enfatiza que está à disposição para sanar dúvidas que venham a ocorrer. 

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 
➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 
➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 
➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 
➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content