Notícias

Uma perspectiva sobre o TDAH nas relações interpessoais

Identifique como os sintomas do TDAH afetam e influenciam os relacionamentos com outras pessoas e quais são as estratégias mais eficazes para lidar com a situação.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

O TDAH, conhecido como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é uma condição de neurodesenvolvimento caracterizada por níveis elevados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Além de criar estresse e tensão, esses sintomas podem causar dificuldades em várias áreas da vida do indivíduo, incluindo seus relacionamentos afetivos com parceiros, amigos e familiares, levando a mal-entendidos e conflitos. 

Dessa forma, torna-se crucial compreender os sintomas, entender seu impacto nos relacionamentos e, sobretudo, aprender estratégias eficazes para lidar com o TDAH. Assim, evidenciamos algumas situações que podem ocorrer durante o convívio com uma pessoa com TDAH e como elas podem ser interpretadas pelo outro: 

1-  A pessoa com TDAH pode esquecer datas importantes, compromissos ou até mesmo tarefas diárias e isso pode ser interpretado como falta de atenção ou interesse, podendo gerar frustrações. 

2- O foco excessivo em interesses específicos, como trabalho ou hobbies, pode levar à negligência de aspectos importantes do relacionamento, como a atenção ao parceiro.

3- Reações impulsivas podem resultar em conflitos ou mal-entendidos, já que a pessoa pode agir sem considerar as consequências para si mesma ou para os outros.

4- A dificuldade em manter a atenção durante conversas pode fazer com que a outra pessoa se sinta ignorada ou desvalorizada, afetando a comunicação e a conexão emocional.

5- A procrastinação e a dificuldade em completar tarefas pode sobrecarregar quem convive com o indivíduo com TDAH, levando-a a sentir que precisa assumir mais responsabilidades no relacionamento.

6- Indivíduos com TDAH podem ser especialmente sensíveis à crítica, o que pode resultar em respostas defensivas ou conflitos em situações de feedback negativo.

Como lidar?

É possível fornecer apoio de forma saudável para a pessoa com TDAH sem se descuidar das suas próprias necessidades, uma atitude que ajuda bastante é buscar saber mais sobre o TDAH e os sintomas, ter paciência, aceitar a pessoa como ela é, trabalhar a comunicação e incentivar o indivíduo a buscar acompanhamento profissional em saúde mental. 

Descobrir novas formas de se apoiarem mutuamente e esforçar-se para aprimorar a comunicação pode contribuir significativamente para a manutenção e bem-estar do relacionamento.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Ajude a Apae Curitiba através da sua conta de luz

Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo