Notícias

TRE-PR designa influenciadora com síndrome de Down como embaixadora de acessibilidade

Entenda tudo sobre a nomeação de Pietra Silvestri como embaixadora de acessibilidade do TRE-PR e descubra os projetos de inclusão previstos pela Corte Eleitoral.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em
Foto: Reprodução/TRE-PR

Pietra Silvestri, uma influenciadora curitibana de 21 anos, atinge uma audiência com mais de 250 mil seguidores no Instagram. Além de ser modelo e atriz, ela usa sua plataforma para promover mensagens de empoderamento e conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, com foco especial na síndrome de Down.

Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nomeou dois representantes de acessibilidade. Pietra Silvestri, a influenciadora com síndrome de Down, foi uma das escolhidas. Ela compartilha essa função com o Dr. Roberto Leite, advogado e membro do Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é deficiente visual.

“A atual gestão do TRE-PR, 2024-2026, presidida pelo Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, tem como um dos seus pilares o tema da Acessibilidade”, afirmou Claudia Afanio, assessora de inovação e acessibilidade do TRE. 

De acordo com a Portaria TRE-PR nº 43, emitida em 1º de fevereiro de 2024, o título de embaixador de acessibilidade tem como objetivo estimular a presença de indivíduos com deficiência como colaboradores durante as Eleições Municipais de 2024. Essa medida também busca promover a valorização da diversidade e da inclusão dentro da Justiça Eleitoral.

“A expectativa é aumentar o número de pessoas com deficiência no cadastro eleitoral. Hoje, há uma subnotificação da condição com deficiência. Da mesma forma, queremos aumentar significativamente o número de mesários de PcD”, alegou a assessora do TRE. 

O papel de Pietra Silvestri

Pietra Silvestri foi mesária voluntária nas eleições de 2022 e essa participação teve um impacto significativo para outros jovens com deficiência ou síndrome de Down, além de impulsionar o TRE a olhar com mais atenção às PcD. Segundo Claudia Afanio “sua atividade exitosa inspirou vários projetos, inclusive, neste ano eleitoral”.

A representante do TRE enfatiza a importância da influenciadora como embaixadora de acessibilidade, é esperado que ela lidere campanhas incentivando a participação de pessoas com deficiência como mesários nas Eleições de 2024, além de encorajá-las a atualizarem seus cadastros no TRE para que sua condição como pessoa com deficiência seja registrada. “Assim, a Justiça Eleitoral pode melhor atender a esse eleitor”, completou.

A perspectiva de Pietra

Em entrevista a Apae Curitiba, Pietra contou como ela recebeu essa convocação: “recebemos o convite através do Desembargador Roberto Sigurt, que me escolheu por causa do meu trabalho voluntário nas últimas eleições e por eu falar libras”. 

Para a influenciadora, a nomeação representa inclusão, cidadania, democracia e respeito pelas pessoas com deficiência. Ainda, ela comenta que a função confere a ela uma responsabilidade maior em convidar cada vez mais pessoas com deficiência a participarem ativamente da vida política. “ Através da política vamos evoluir nossos direitos”, afirmou. 

Pietra acredita que esse é mais um passo para um futuro mais inclusivo. Assim, concluiu “que sejamos mais humanizados, mais empáticos, com mais amor e solidariedade. E que as pessoas com síndrome de Down possam um dia ser livres e fazer suas escolhas, e ter autonomia para escolher sua vida, seu trabalho, sua família e seu futuro”. 

Ações do TRE sobre acessibilidade

Além das campanhas para mesários, auxiliares e a atualização de cadastro, Claudia Afanio compartilhou outras ações de inclusão para PcD que o TRE pretende realizar dentro do contexto eleitoral, como a contratação de estagiários com deficiência e a atuação de coordenadores de acessibilidade nos locais de votação. 

Mais ações podem ser consultadas AQUI.  

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

rosa

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo