CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Na próxima segunda-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciará um ciclo de capacitações voltado para pessoas com deficiência intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Organizada pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA), a ação é direcionada aos mesários de Curitiba e ocorre em dois turnos.
O treinamento para pessoas com TEA será realizado no período da manhã, das 10h às 12h, no auditório da sede do TRE-PR. Esses participantes atuarão como segundos mesários, responsáveis pela coleta de justificativas de voto e coordenação de acessibilidade.
À tarde, das 13h30 às 16h30, o mesmo espaço sediará a capacitação para pessoas com deficiência intelectual, que desempenharão funções como secretários das seções eleitorais, coletadores de justificativas e coordenadores de acessibilidade.
Conforme um levantamento da AIA, até o dia 18 de setembro, 1.753 pessoas com deficiência foram nomeadas como mesárias no Paraná, representando um aumento de 868% em comparação com as Eleições Municipais de 2020, quando houve 202 nomeações. Entre os nomeados, 16,9% possuem deficiência intelectual.
A Apae Curitiba destaca a importância da inclusão de pessoas com DI na participação ativa do processo eleitoral, como um passo essencial para promover a igualdade de oportunidades e fortalecer a democracia. A presença dessas pessoas nas eleições não só amplia a conscientização pública sobre a inclusão, mas também reforça que o engajamento cívico deve ser acessível a todos, independentemente de suas condições.
Interessados em atuar como mesários nas eleições de 2024 podem se inscrever preenchendo o formulário.
Data: 23 de setembro (segunda-feira)
Horário: das 10h às 12h
Local: auditório do edifício-sede do TRE-PR, localizado na Rua João Parolin, 224
Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.