Notícias

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024: como a educação promove a inclusão de crianças com DI

Apae Curitiba destaca iniciativas educacionais que transformam vidas e garantem o pleno desenvolvimento dos pequenos.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
A aluna Fernanda, da Escola CEDAE, é um exemplo inspirador do compromisso da instituição com o desenvolvimento e a inclusão na educação especial - Foto: Eduarda Zeglin

A educação inclusiva é fundamental para promover a igualdade de oportunidades principalmente às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, garantindo que todas elas, independentemente de suas necessidades específicas, possam desenvolver seu potencial máximo em um ambiente acolhedor e adaptado. 

Em Curitiba, a Apae tem se destacado nesse campo por meio de cinco escolas que implementam práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. A instituição proporciona suporte especializado e recursos adequados, com o objetivo de atender às diversas necessidades de seus alunos e integrá-los plenamente no processo educativo, cultivando um ambiente de respeito, colaboração e desenvolvimento contínuo.

Na Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), por exemplo, esses valores são atribuídos desde a primeira infância. A professora Andreia Cristina é uma das profissionais capacitadas para atender os pequenos, fazendo da ludicidade o melhor aprendizado possível para seus alunos. Andreia explica que a escola dispõe de diversos recursos para ajudar na inclusão e na aprendizagem, incluindo projetos que permitem a integração entre as crianças. 

‘’Nós temos vários projetos como o projeto ‘’Algo Mais’’ que acontece todas as sextas-feiras, onde a gente reúne todas as turmas e as crianças vão interagindo, um conhecendo o outro, e é assim que nós vamos formando o conhecimento nas crianças’’. 

Aulas de arte, recreação, natação e educação física com o circuito psicomotor são outros exemplos de atividades proporcionadas pela escola, fazendo com que cada aluno seja visto como um indivíduo único, com suas próprias necessidades e potencialidades. Os profissionais trabalham para que eles se sintam valorizados e capazes de alcançar seus objetivos.

‘’Eu utilizo vários recursos pedagógicos. Nós trabalhamos muito as percepções auditivas, visuais, táteis e gustativas para a criança ir evoluindo, crescendo, tendo autonomia e independência, assim aprendendo novos conhecimentos e evoluindo”, explica Andreia.

O Impacto da educação inclusiva na jornada de Fernanda e sua Família

‘’Desde o primeiro momento que a gente trouxe a Fernanda pra cá ela tem desenvolvido bastante. A Apae é tudo na vida da gente'', Luiz Fernando Petroli, pai da aluna Fernanda - Foto: Arquivo pessoal

Fernanda, aluna da Escola CEDAE é um exemplo do impacto positivo dentro da educação inclusiva. Sua mãe Gisele Paciornik, contou como a Apae mudou a vida da pequena. “Ela é extremamente feliz porque ela participa de muitas atividades que talvez a gente nem perceba, mas que pra ela está sendo excepcional. Os pedagogos, a psicóloga, a fono e todas as terapias que ela faz de musicoterapia é muito interessante, então eu acredito que eles têm total conhecimento de como aprimorar o desenvolvimento da criança e eu só estou aprendendo com eles’’, ressaltou. 

O pai Luiz Fernando Petroli também tem se surpreendido com a evolução da pequena, e se sente grato por todo trabalho desenvolvido pela escola. ‘’Desde o primeiro momento que a gente trouxe a Fernanda pra cá ela tem desenvolvido bastante. Cada dia ela aparece em casa com uma habilidade nova. A Apae é tudo na vida da gente. Eu participei outro dia da aulinha e é tão legal como as crianças interagem, como eles trazem a criança pra um convívio de coisas simples, é excelente’’, enfatizou. 

A história de sucesso da Apae Curitiba é um exemplo inspirador de como a educação inclusiva pode transformar vidas. Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebramos não apenas os avanços alcançados, mas também o compromisso contínuo em promover uma educação que respeite e valorize todas as diferenças.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Assista à matéria na íntegra:

A Escola CEDAE

A Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), atende a Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.

Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR 

Contato: (41) 3222-8884

Notícias Relacionadas

Outubro Laranja: mês de conscientização do TDAH

A sensibilização sobre o TDAH é essencial para instruir a sociedade, combater o estigma ligado ao transtorno e garantir que pessoas com TDAH e suas famílias tenham acesso a recursos e suporte.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo