A terapia ocupacional tem como objetivo trabalhar a funcionalidade da pessoa, com foco nas ocupações e atividades realizadas, desde as mais básicas, conhecidas como atividades de vida diária.
Os atendimentos da Terapia Ocupacional visam habilitar ou reabilitar a pessoa para desempenhar as atividades de vida diária da forma mais satisfatória possível, favorecendo a autonomia, autocuidado pessoal e a realização das atividades que compoem a vida pessoal, compreendendo as potencialidades de cada pessoa atendida.
Podem ser trabalhadas funções como autonomia na alimentação, autocuidado corporal e quando necessário, são sugeridas e realizadas adaptações para que o processo possa acontecer de forma autonoma.
O processo de habilitação das atividades de vida diária favorece maior autonomia para a pessoa com deficiência e a redução da sobrecarga dos cuidadores, por isso é tão importante a realização deste trabalho.
São realizadas orientações aos cuidadores, visando a continuidade dos estímulos realizados durante os atendimentos no ambiente domiciliar.
Assistidos pela APAE Curitiba, que após a avaliação profissional foi identificada a necessidade.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.