O serviço de psicologia destina-se a promover a estimulação cognitiva, habilitação e reabilitação das funções cognitivas, escuta profissional e qualificada através de atendimentos individuais e/ou aos familiares.
No ingresso é realizada a anamnese psicológica com a pessoa e seus responsáveis, levantamento de dados á partir de entrevista e escalas apropriadas para a avaliação das funções cognitivas.
Na elaboração do plano de trabalho, fica definido quais os principais objetivos a ser alcançado por aquela pessoa, de acordo com as potencialidades observadas. Esse processo é dinâmico e os objetivos podem ser alterados de acordo com a necessidade.
As função cognitiva é composta pelos seguintes aspectos: linguagem, atenção, memória, percepção e as funções executivas. Para favorecer estes aspectos, são realizadas atividades que favorecem a aprendizagem mediada, elaaboração de hipóteses, coordenação motora fina, coordenação olho-mão, entre outras.
São usados os pressupostos da reabilitação cognitiva, para favorecer este processo e são utilizados escalas de avaliação, observação de comportamentos e interação social, relatos familiares e de profissionais da educação para o levantamento das informações e definição dos objetivos.
Questões relacionadas aos aspectos sociais, afetivos, sexuais e familiares também são abordados, quando são trazidos de forma espontânea pelos pacientes.
A orientação familiar é parte importante do atendimento psicológico e acontece quando as familias buscam ou é observada alterações de comportamentos.
Para as crianças de 2 a 6 anos, que tem a primeira matrícula no CMEI e a segunda na Escola de Educação Especial, o processo de inclusão escolar também é acompanhado pela psicologia em conjunto com a Assistente social e pedagoga da nossa instituição.
Assistidos pela APAE Curitiba, que após a avaliação profissional foi identificada a necessidade.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.