CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
A Apae Curitiba é uma instituição que apoia pessoas com deficiência intelectual ao oferecer educação especializada e atendimento terapêutico gratuito, são quase 500 alunos e 34 acolhidos nas Residências Inclusivas.
Porém, para continuar ajudando tantas pessoas, é preciso enfrentar realidades difíceis que ainda não tivemos a oportunidade de mudar. Por isso, o quadro “S.O.S Apae: Você pode mudar essa história” foi criado. O objetivo é trazer à tona problemas da instituição que existem e afetam a qualidade de vida de nossos alunos, assistidos e profissionais, mas que podem ser tratados ou reduzidos com a ajuda da comunidade.
Neste primeiro episódio, abordamos um problema de infraestrutura que coloca em risco a saúde de nossos alunos e acolhidos, especialmente daqueles com deficiência física ou mobilidade reduzida. O asfalto das ruas da Apae Santa Felicidade está completamente deteriorado, com muitas falhas e buracos, representando risco de queda para aqueles que transitam pela escola.
Nida Telles, cuidadora supervisora dos acolhidos da Apae Curitiba, afirma que a situação é urgente: “Para eles e para nós, também, como profissionais, é bem dificultoso, até perigoso. Uma queda, no caso do cadeirante, é ainda mais complicada, pois a cadeira não fica firme. Podemos acabar virando a cadeira com eles, o que torna a situação muito mais difícil”, conta.
Gortiana Vilalba, acolhida e Autodefensora da Apae Curitiba, relata que sofreu um acidente devido às más condições do asfalto: “quase caí e torci o pé”. Ainda, ela menciona que o ocorrido resultou em um machucado significativo.
A Autodefensora também destaca que uma reforma na rua ajudaria no cotidiano e no desenvolvimento dos alunos e assistidos: “Ia melhorar bastante. Para a caminhada, a corrida, para os alunos seria tudo! Vai ser maravilhoso se alguém ajudar a Apae a reformar a rua; vai ser muito bom!”.
Visto isso, para transformar a qualidade de vida de nossa comunidade, principalmente de nossos alunos e acolhidos que enfrentam dificuldades de mobilidade e/ou deficiência física, você pode contribuir de diversas maneiras:
Além disso, você pode apadrinhar um estudante ou se tornar um voluntário da instituição.
Sua ajuda é fundamental para manter a qualidade dos nossos atendimentos e o acesso à educação! Seja um Apaexonado e transforme vidas!
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais!
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.