CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Após quatro semanas de trabalho, a reforma da estufa da Apae Santa Felicidade foi concluída. A estrutura agora conta com três novos canteiros, uma área dedicada à manipulação e cultivo de mudas, e piso completo em toda a extensão do espaço, incluindo uma rampa de acesso.
Segundo Vanderlei de Oliveira, a reforma era essencial, pois a estufa estava inutilizada e não proporcionava um ambiente ergonômico para as atividades pedagógicas. “Para aproveitarmos a estrutura existente, elaboramos os canteiros de maneira a facilitar a circulação dos alunos, inclusive cadeirantes. Além disso, tínhamos a necessidade de produzir hortaliças que contribuíssem para a alimentação dos alunos, reduzindo os custos com hortifrutis”, explicou.
Agora, a estufa não apenas é acessível, como também tem capacidade para cultivar até 700 mudas simultaneamente, permitindo o plantio de diversos tipos de hortaliças, como alface crespa, alface roxa, cebolinha, rúcula e outros.
Essa reforma impacta diretamente na qualidade de vida dos alunos e assistidos, além de oferecer um retorno financeiro significativo: “Hoje, temos um custo elevado com a compra mensal de hortifrutis para toda a Apae. Com a produção na estufa, estimamos uma economia de aproximadamente R$ 1.600,00 a cada 40 dias”, destacou Vanderlei.
A reforma foi viabilizada com recursos do programa governamental PDDE, utilizados para aquisição dos materiais necessários. A mão de obra foi financiada por meio das vendas realizadas no Brechó Colmeia, enquanto as mudas foram compradas com as contribuições mensais dos pais dos alunos. Além disso, a Apae Curitiba recebeu uma valiosa doação de terra da empresa Alessi Terraplanagem, e a equipe de manutenção da instituição ficou responsável pelo enchimento dos canteiros e o plantio inicial das mudas.
Soeli Morais, diretora da Escola Apae Santa Felicidade, destaca que a reforma da estufa terá um impacto significativo nas áreas social e educacional. Os alunos participarão de atividades práticas em grupo, como preparar o solo, plantar, cuidar e colher, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar em disciplinas como Ciências, Matemática, Geografia e Português.
O novo espaço também será um meio essencial para ensinar sobre o ciclo de vida das plantas, fatores ambientais que influenciam seu crescimento e a importância das hortaliças e ervas medicinais para uma alimentação saudável. “A estufa será um importante recurso didático, proporcionando uma aprendizagem prática e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente e sustentabilidade”, compartilhou Soeli.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola Apae Santa Felicidade está localizada na Rua Orlando Peruci, 1472, Butiatuvinha – Santa Felicidade, em Curitiba. Proporciona aos estudantes, serviço social e atendimentos de neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional.
Assim como toda Apae, atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Seu público alvo envolve adolescentes e adultos a partir de 16 anos. Através de recursos que estimulam a formação de hábitos, atitudes, e habilidades perceptuais e manuais, a escola busca proporcionar um crescimento pleno.
Conheça a escola clicando AQUI.
Contato: (41) 3155-7955
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.