Método Sodré
Em paralelo, Claudia também introduziu o método Sodré. Este método adota uma abordagem única chamada de Alfabetização Rápida. A cartilha reconhece a importância de evitar a abordagem tradicional de silabação, como o famoso "BA, BE, BI, BO, BU", pois pode perpetuar as mesmas dificuldades encontradas em outros métodos de aprendizado.
Silva enfatiza a necessidade de evitar ensinar o nome das letras, preferindo sempre associar o som que cada uma representa quando inserida em sílabas ou palavras estudadas.
Embora a Escola Luan Muller seja adepta do método ABACADA, algumas professoras presentes na instituição ainda não estavam familiarizadas com ele. Esse momento destaca a importância de manter um ambiente de aprendizado constante e de integração para garantir o melhor para os alunos.
O método não se destina apenas a estudantes com deficiência intelectual, mas também a todos que necessitam de alfabetização. Segundo a professora há estatísticas comprovadas pelo município de Ipiranga (PR) sobre a eficácia do método, ‘’eles têm os gráficos que 98% desses alunos saem do primeiro ano lendo, escrevendo e produzindo textos’’, ressaltou.