No dia 9 de setembro, os profissionais da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), da Apae Curitiba, participaram de uma palestra ministrada por Karoll Marques Borges, educadora com mais de 20 anos de experiência em Pedagogia Waldorf e Equitação Terapêutica. O evento teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas no ensino especial, trazendo novas ferramentas e abordagens para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
Karoll compartilhou estratégias para a atuação docente, destacando a importância de personalizar as metodologias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. “Temos alunos que são mais agitados e outros que necessitam de motivação extra. Saber equilibrar momentos de proximidade com aqueles em que o professor precisa apenas observar a autonomia do aluno é essencial”, explicou a palestrante.
A educadora também ressaltou a necessidade de acompanhar as mudanças constantes no cenário educacional, enfatizando que a reformulação das abordagens não só amplia os conteúdos oferecidos, mas também eleva a qualidade do preparo dos professores. “O mundo está em constante mudança, e nossas metodologias educacionais precisam acompanhar essa evolução”, afirmou.
Karoll, que é mãe de uma aluna da Escola CITA, mencionou que a iniciativa de organizar essa capacitação foi motivada pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento de todos os profissionais que colaboram na educação de sua filha. “Compartilhar conhecimento é uma via de aprendizado constante. A troca com pessoas que escolheram o mesmo caminho de colaboração é gratificante, especialmente porque são esses profissionais que ajudam a moldar o futuro da minha filha”, destacou.
À frente do Projeto Lapidar, uma iniciativa dedicada ao fortalecimento de práticas pedagógicas, Karoll apresentou uma nova visão sobre o papel do educador, destacando a importância de promover a autonomia e o desenvolvimento funcional dos estudantes. A proposta do projeto é revitalizar o ensino, fornecendo ferramentas que ampliam as possibilidades de atuação dos professores, permitindo que eles explorem novas abordagens e alcancem resultados ainda mais elevados no processo pedagógico.
A palestra também criou um ambiente de troca e reflexão entre os profissionais da Apae, permitindo que os educadores compartilhem suas experiências e discutam maneiras de aprimorar o trabalho em sala de aula. “Foi uma experiência muito significativa, conseguimos criar um ambiente de troca, apoio e discussões das práticas em sala de aula, fortalecendo e revitalizando o trabalho educacional.’’ concluiu Karoll.
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