Notícias

Professores da Apae Curitiba participam de palestra sobre novas metodologias de ensino na educação especial

O encontro foi conduzido por Karoll Marques Borges, que compartilhou práticas voltadas à personalização do ensino, respeitando a individualidade de cada estudante.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

No dia 9 de setembro, os profissionais da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), da Apae Curitiba, participaram de uma palestra ministrada por Karoll Marques Borges, educadora com mais de 20 anos de experiência em Pedagogia Waldorf e Equitação Terapêutica. O evento teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas no ensino especial, trazendo novas ferramentas e abordagens para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula.

Karoll compartilhou estratégias para a atuação docente, destacando a importância de personalizar as metodologias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. “Temos alunos que são mais agitados e outros que necessitam de motivação extra. Saber equilibrar momentos de proximidade com aqueles em que o professor precisa apenas observar a autonomia do aluno é essencial”, explicou a palestrante.

A educadora também ressaltou a necessidade de acompanhar as mudanças constantes no cenário educacional, enfatizando que a reformulação das abordagens não só amplia os conteúdos oferecidos, mas também eleva a qualidade do preparo dos professores. “O mundo está em constante mudança, e nossas metodologias educacionais precisam acompanhar essa evolução”, afirmou.

Karoll, que é mãe de uma aluna da Escola CITA, mencionou que a iniciativa de organizar essa capacitação foi motivada pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento de todos os profissionais que colaboram na educação de sua filha. “Compartilhar conhecimento é uma via de aprendizado constante. A troca com pessoas que escolheram o mesmo caminho de colaboração é gratificante, especialmente porque são esses profissionais que ajudam a moldar o futuro da minha filha”, destacou.

À frente do Projeto Lapidar, uma iniciativa dedicada ao fortalecimento de práticas pedagógicas, Karoll apresentou uma nova visão sobre o papel do educador, destacando a importância de promover a autonomia e o desenvolvimento funcional dos estudantes. A proposta do projeto é revitalizar o ensino, fornecendo ferramentas que ampliam as possibilidades de atuação dos professores, permitindo que eles explorem novas abordagens e alcancem resultados ainda mais elevados no processo pedagógico.

A palestra também criou um ambiente de troca e reflexão entre os profissionais da Apae, permitindo que os educadores compartilhem suas experiências e discutam maneiras de aprimorar o trabalho em sala de aula. “Foi uma experiência muito significativa, conseguimos criar um ambiente de troca, apoio e discussões das práticas em sala de aula, fortalecendo e revitalizando o trabalho educacional.’’ concluiu Karoll.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram

Escola de Integração e Treinamento do Adulto

A Escola de Integração e Treinamento do Adulto atende adolescentes e adultos a partir dos 16 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos. Através de recursos que estimulam a formação de hábitos, atitudes, e habilidades perceptuais e manuais, a escola busca proporcionar um crescimento pleno.
Conheça a escola clicando AQUI.


Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba – PR


Contato: (41) 3155-7955

Notícias Relacionadas

O que não falar para pais de crianças autistas

Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo