Notícias

Escola Luan Muller recebe palestra da Associação Amigas da Mama neste Outubro Rosa

Um dia de conscientização e acolhimento no combate ao câncer de mama.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Em celebração ao Outubro Rosa, a Escola Luan Muller recebeu na tarde da última segunda-feira (07) a Associação Amigas da Mama (AAMA) para dar uma palestra às mães dos alunos sobre a prevenção do câncer de mama. Desde sua fundação em 2001, a AAMA tem apoiado centenas de pessoas afetadas pelo câncer, promovendo conscientização sobre a prevenção e os cuidados essenciais.

As voluntárias Edna Gusso e Doroti Biassio abordaram temas como os principais fatores de risco, diagnósticos e esclareceram as dúvidas mais frequentes. Além disso, ensinaram como identificar nódulos de forma prática. Doroti, com 9 anos de atuação na AAMA, dedica-se à triagem na doação de cabelos, além de confeccionar perucas. Ela também treina voluntárias na produção desses acessórios, proporcionando um apoio fundamental às mulheres em tratamento.

A associação oferece apoio essencial às pessoas recém-diagnosticadas com câncer, orientando-as desde o diagnóstico e garantindo que não enfrentem o processo sozinhas. Como explica Biassio: “A pessoa não sabe por onde começar, e é aí que a associação entra, para dar todo o apoio necessário. Ela será encaminhada em tudo que precisar e nunca ficará sozinha’’, ressaltou. 

A AAMA já atendeu mais de 200 pessoas neste ano, mantendo uma rede de suporte emocional e terapêutico. Através de seus projetos gratuitos, oferece doação de lenços, próteses, almofadas pós-cirúrgicas, além de apoio psicológico e encaminhamento jurídico.“Esse acolhimento é vital para as pacientes que, ao descobrirem a doença, muitas vezes se sentem perdidas. Nosso trabalho traz esperança e conforto”, comentou Edna.

De acordo com as estimativas apresentadas pelas voluntárias, entre 2023 e 2025, foram diagnosticados 74 mil novos casos de câncer de mama. Marcilene Ferreira Soares de Lima, mãe do estudante Rafael, também compartilhou sua história. Diagnosticada com câncer de mama há quatro anos e ainda em tratamento, ela destacou a importância do autocuidado: “Eu já passei por isso, e iniciativas como essa são fundamentais. Precisamos nos cuidar para poder cuidar dos nossos filhos.” 

A iniciativa não apenas promoveu a conscientização, mas também criou um ambiente de acolhimento e troca de experiências. O evento, organizado pela Apae Curitiba, refletiu a preocupação da instituição em fornecer às mães informações fundamentais sobre saúde e bem-estar.

Empresas, escolas e instituições interessadas em receber as palestras oferecidas pela AAMA podem entrar em contato pelo telefone (41) 3223-2208 ou por meio das redes sociais.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.  

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller, atende o Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender.” Conheça as escolas clicando AQUI.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR

Contato: (41) 3244-9166

Notícias Relacionadas

Outubro Laranja: mês de conscientização do TDAH

A sensibilização sobre o TDAH é essencial para instruir a sociedade, combater o estigma ligado ao transtorno e garantir que pessoas com TDAH e suas famílias tenham acesso a recursos e suporte.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo