CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
A Síndrome Cornélia de Lange (SCDL) é uma condição genética rara que se manifesta através de diversas anomalias congênitas, levando a múltiplas malformações. Entre os sintomas estão atrasos no desenvolvimento psicomotor, problemas cardíacos, gastrointestinais e musculoesqueléticos, além de traços faciais característicos, conforme o portal médico Grupo MedCoF.
Embora rara, a SCDL pode ser identificada através de malformações e comportamentos observáveis desde a infância. Veja formas de obter o diagnóstico:
De acordo com o Grupo MedCoF, alguns indicadores da síndrome podem ser detectados durante a gravidez através do reconhecimento de deformidades faciais e no crescimento externo e interno da criança.
O diagnóstico também pode ser identificado nos primeiros anos de vida. As principais manifestações clínicas incluem dismorfismos faciais, alterações nos membros superiores e crescimento retardado, que pode se manifestar como restrição de crescimento intrauterino. Esse atraso é evidente pelo baixo peso, estatura e perímetro cefálico aquém do esperado para a idade. Além disso, o desenvolvimento apresenta atrasos significativos na fala e deficiência intelectual leve a moderada. Crises convulsivas também podem ocorrer, segundo o Grupo MedCoF. No âmbito comportamental, é comum observar hiperatividade, tendências autolesivas, agressividade e distúrbios do sono.
Para confirmar o diagnóstico de SCDL, além da observação das características clínicas, são realizados exames que podem identificar:
Para promover o desenvolvimento de pessoas com a síndrome, é crucial o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que inclui terapias e cuidados especializados. A Apae Curitiba, comprometida com o bem-estar e o potencial máximo de cada indivíduo com deficiência, proporciona educação e atendimento especializado para seus alunos e assistidos.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós podemos recolher periodicamente e lançar no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos receber o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI.
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.