Notícias

Identificação da síndrome de Cornélia de Lange: principais sinais e abordagens

Apesar de ser uma condição rara, a SCDL pode ser reconhecida por meio de malformações e comportamentos detectáveis desde a infância ou até mesmo na gravidez. Veja como identificar os sinais.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

A Síndrome Cornélia de Lange (SCDL) é uma condição genética rara que se manifesta através de diversas anomalias congênitas, levando a múltiplas malformações. Entre os sintomas estão atrasos no desenvolvimento psicomotor, problemas cardíacos, gastrointestinais e musculoesqueléticos, além de traços faciais característicos, conforme o portal médico Grupo MedCoF.   

Embora rara, a SCDL pode ser identificada através de malformações e comportamentos observáveis desde a infância. Veja formas de obter o diagnóstico:  

Durante a gestação

De acordo com o Grupo MedCoF, alguns indicadores da síndrome podem ser detectados durante a gravidez através do reconhecimento de deformidades faciais e no crescimento externo e interno da criança. 

Nos primeiros anos de vida

O diagnóstico também pode ser identificado nos primeiros anos de vida. As principais manifestações clínicas incluem dismorfismos faciais, alterações nos membros superiores e crescimento retardado, que pode se manifestar como restrição de crescimento intrauterino. Esse atraso é evidente pelo baixo peso, estatura e perímetro cefálico aquém do esperado para a idade. Além disso, o desenvolvimento apresenta atrasos significativos na fala e deficiência intelectual leve a moderada. Crises convulsivas também podem ocorrer, segundo o Grupo MedCoF. No âmbito comportamental, é comum observar hiperatividade, tendências autolesivas, agressividade e distúrbios do sono.

Confirmação do diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico de SCDL, além da observação das características clínicas, são realizados exames que podem identificar:

  • Mutação positiva em genes como NIPBL e SMC1A referentes a síndrome.
  • Presença de dismorfismo facial mais dois ou mais critérios de crescimento, desenvolvimento ou comportamento.
  • Dismorfismo facial mais três ou mais critérios adicionais, incluindo pelo menos um de crescimento, desenvolvimento ou comportamento, e dois de outras categorias.

Acompanhamento

Para promover o desenvolvimento de pessoas com a síndrome, é crucial o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que inclui terapias e cuidados especializados. A Apae Curitiba, comprometida com o bem-estar e o potencial máximo de cada indivíduo com deficiência, proporciona educação e atendimento especializado para seus alunos e assistidos.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós podemos recolher periodicamente e lançar no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos receber o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo