Apae arrecada mais de 600 kg de alimentos na Expo Maratona de Curitiba
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
A Apae Curitiba publicou nesta segunda-feira (30) mais um episódio do Apaecast. Em entrevista, as professoras da Escola Integração e Treinamento do Adulto (CITA), Cristiane Veloso e Renata Lopes, contam como acontece o projeto “Horta Pedagógica” realizada com os estudantes da instituição.
Cristiane conta que a horta surgiu através do apoio da direção da escola, onde tem o objetivo da preservação de recursos ambientais, promover uma alimentação saudável, ampliar os conhecimentos e possibilitar a integração de uma cultura social mais sustentável. A horta é um espaço lúdico de aprendizagem, que proporciona aos alunos, conhecimento através do plantio, do cuidado com o solo e meio ambiente, além de contribuir para uma alimentação saudável.
“A nossa escola desenvolveu um projeto com uma sequência pedagógica. Não somente a questão do plantio, do cuidado com o meio ambiente, mas também atividades de sala de aula, também executadas na horta com um suporte com mesas, cadeiras e outras coisas. Nas outras escolas que temos aqui na Apae, eles também fazem uma horta, mas cada um com a sua didática”, explica Renata.
Há uma diversidade de alimentos produzidos pelos alunos. São frutas e folhas, como alface, couve manteiga, escarola, rúcula, mamão, mimosa, maracujá, pepino, abóbora e temperos diversos. Renata relata que o projeto é contínuo, feito com um trabalho de preparo da terra, com a colocação de compostagem e, em seguida, o plantio das mudas. Todos os alunos participam desde o plantio até a colheita. Os alimentos são preparados na cozinha fornecidos na merenda dos estudantes.
“A horta pode ser utilizada também como um espaço de terapia psicossocial, uma vez que permite o contato com a natureza, diminui a ansiedade, proporciona o relaxamento e resgata o conhecimento popular sobre o cultivo dos alimentos. Além do processo em si do plantio, da colheita, ainda é trabalhado todo esse lado com os nossos alunos”, acrescenta Renata.
A atividade é uma ocupação e um alívio para a mente, estimula a memória e a coordenação motora. Uma análise feita pelos autores do artigo ‘Hortas pedagógicas: Análise de Artigos Publicados em Periódicos e Congressos’, aponta que “as atividades relacionadas a uma horta, como, por exemplo, uso de adubo orgânico, terra preta e o plantio de hortaliças em bandejas, possibilitaram aos estudantes envolvidos a aproximação com a natureza e o discernimento entre o modo de se produzir de forma sustentável”, aponta.
A Escola Integração e Treinamento do Adulto (CITA),está localizada na Rua Orlando Peruci, 1472, Butiatuvinha – Santa Felicidade -, em Curitiba. Proporciona aos estudantes, serviço social e atendimentos de neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional.
Assim como toda Apae, atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Seu público alvo envolve adolescentes e adultos a partir de 17 anos, com deficiência intelectual moderada. O trabalho é direcionado para as atividades de educação de jovens e adultos, utilizando recursos que possibilitem o desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades perceptuais e manuais.
Conheça as escolas clicando AQUI
A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado!
Doe: apaecuritiba.colabore.org/doeapae
Faça um PIX: [email protected] (Chave)
Seja um Voluntário
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Os pincéis para aplicação de maquiagem possuem mecanismos de rotação, articulação e extensão, além de identificação tátil para pessoas com deficiência visual.
Certificação reforça transparência, responsabilidade e eficiência das organizações, fortalecendo seu impacto social.
Compreenda a importância da autonomia no desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual e descubra como a Apae Curitiba implementa estratégias para estimular a independência de seus alunos e assistidos.
Idealizado por quatro estudantes de jornalismo, o projeto promove uma nova abordagem de inclusão e acessibilidade.
O passeio repleto de diversão e inclusão fortaleceu os laços entre alunos, professores e familiares, proporcionando momentos de alegria e união.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.