CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
As funções executivas referem-se a um conjunto de habilidades cognitivas essenciais para o controle e regulação do comportamento, como atenção, memória de trabalho, flexibilidade mental e capacidade de planejamento. Essas funções são fundamentais para a resolução de problemas, organização de tarefas e adaptação a novas situações. No contexto de pessoas com deficiência intelectual (DI), essas habilidades podem estar comprometidas, exigindo intervenções específicas para promover o desenvolvimento e a autonomia.
As funções executivas envolvem três processos principais:
Essas habilidades permitem que as pessoas tomem decisões, realizem tarefas em sequência e mantenham o foco, mesmo diante de desafios.
Pessoas com deficiência intelectual frequentemente enfrentam dificuldades em áreas como:
Essas dificuldades podem interferir na vida escolar, social e profissional, mas com apoio adequado, é possível fortalecer essas habilidades.
Intervenções pedagógicas e terapêuticas podem ser bastante eficazes. Algumas estratégias incluem:
Família e educadores desempenham um papel crucial ao promover um ambiente acolhedor e estruturado, que incentiva a prática das funções executivas no cotidiano. Além disso, o uso de tecnologias assistivas e o trabalho interdisciplinar entre terapeutas, psicólogos e professores pode potencializar o desenvolvimento dessas habilidades.
Com apoio contínuo e intervenções personalizadas, é possível ampliar a autonomia das pessoas com deficiência intelectual, facilitando sua inclusão e participação ativa na sociedade.
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