Notícias

Fatos sobre doenças raras que você precisa saber

Há uma estimativa de que 13 milhões de brasileiros possuem doenças raras. Por isso, selecionamos algumas informações sobre essas enfermidades que podem ajudar a compreender melhor suas características, desafios de diagnóstico e opções de tratamento.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

As doenças raras apresentam uma ampla variedade de sinais e sintomas, que podem diferir tanto entre diferentes doenças quanto entre indivíduos que possuem a mesma condição.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma Doença Rara (DR) é definida como uma condição que afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, o que equivale a 1,3 pessoas para cada 2 mil.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Interfarma, estima-se que existam 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil. Por isso, selecionamos alguns fatos sobre doenças raras que você precisa saber: 

1- As doenças raras costumam ser crônicas, progressivas, degenerativas e frequentemente apresentam risco de morte. Essas doenças impactam diretamente a qualidade de vida do paciente, que muitas vezes perde a autonomia para realizar suas atividades diárias. Isso resulta em dor e sofrimento tanto para a pessoa afetada quanto para seus familiares.

2- Conforme dados da Pfizer, há entre seis e oito mil tipos de doenças raras, das quais 30% dos pacientes falecem antes dos cinco anos de idade; 75% afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas doenças surgem devido a infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

3- Atualmente existem aproximadamente 240 serviços no Brasil que fornecem assistência e diagnóstico, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, devido à raridade dessas doenças, muitas vezes o diagnóstico é tardio. Além disso, os pacientes frequentemente enfrentam dificuldades para acessar o tratamento.

4- Conforme o Ministério da Saúde, 95% das pessoas com doenças raras não têm acesso a tratamentos específicos. No entanto, um diagnóstico preciso permite a realização de cuidados paliativos e serviços de reabilitação. Para os outros 3%, existem tratamentos cirúrgicos ou medicamentosos que podem atenuar os sintomas.

Por mais que sejam doenças raras, não negligencie sintomas diferentes em seu corpo e busque consulta médica!

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Ajude a Apae Curitiba através da sua conta de luz

Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo