Fanfarra da Apae recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba
Vereador Sidnei Toaldo destaca a importância da instituição na promoção da inclusão e do empoderamento social.
No dia 21 de setembro, a Fanfarra da Apae Curitiba foi destaque na XIV edição do CONFABANSUL, concurso Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras, realizado em Fraiburgo-SC. O evento reuniu cerca de 1.500 músicos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com as apresentações de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Anunciação”, de Alceu Valença, a Fanfarra da Apae foi campeã geral na categoria Pessoa com Deficiência Intelectual nas modalidades de Mor de Comando, Pavilhão e Estandarte, Corpo Musical e Corpo Coreográfico. Além disso, as balizas receberam medalhas, e o comandante Mor foi duplamente reconhecido com uma medalha e um troféu.
A Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF) e a Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC) parabenizaram a equipe pela participação e pelas conquistas, elogiando o esforço e a dedicação dos integrantes.
‘’Parabenizamos cada um de vocês pelo excelente trabalho realizado. A dedicação e o empenho demonstrados foram fundamentais para o sucesso deste evento. Esperamos que continuem a disseminar a música e a cultura, formando cidadãos e promovendo a arte em nossa sociedade’’.
A conquista da Fanfarra da Apae Curitiba no CONFABANSUL reforça o poder transformador da música na inclusão social, evidenciando o talento e a dedicação de seus integrantes. Esse reconhecimento demonstra que, além de cultura, a música pode ser um importante veículo de inclusão e desenvolvimento para pessoas com deficiência.
A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade. Atualmente, o conjunto é formado por 50 integrantes, sendo 8 funcionários, 37 estudantes e 5 substitutos. Estes se apresentam em eventos em Curitiba, Região Metropolitana e em Campeonatos Estaduais e Interestaduais de Bandas e Fanfarras.
Célia Mozer desempenha o papel de regente na Fanfarra, participando ativamente na orientação do grupo para que adquiram as primeiras noções do contexto musical, abordando aspectos rítmicos e melódicos como compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas.
Vereador Sidnei Toaldo destaca a importância da instituição na promoção da inclusão e do empoderamento social.
Evento reúne artistas, figuras públicas e comunidade para comemorar os 62 anos da Apae Curitiba.
Nesta edição, o bazar oferece 50% de desconto em peças jeans e roupas infantis.
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Os pincéis para aplicação de maquiagem possuem mecanismos de rotação, articulação e extensão, além de identificação tátil para pessoas com deficiência visual.
Certificação reforça transparência, responsabilidade e eficiência das organizações, fortalecendo seu impacto social.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.