CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Na última quarta-feira (30), a Fanfarra da Apae Curitiba se apresentou junto à Banda Musical do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) na base militar da instituição, proporcionando um espetáculo marcante para os presentes.Todo o efetivo da base acompanhou o evento, além de uma turma de pré-escola de crianças de seis anos.
A banda do Cindacta II executou seis músicas e, em conjunto com a Fanfarra, tocou duas peças especialmente escolhidas: a icônica Nona Sinfonia de Beethoven e o clássico We Will Rock You da banda Queen.
Em sua apresentação solo, a Fanfarra da Apae Curitiba apresentou as músicas Anunciação de Alceu Valença e Eu Te Amo, Meu Brasil, do grupo Os Incríveis, trazendo um toque de brasilidade e energia à celebração.
O convite para a apresentação partiu da sargento Mischiatti, que buscava incluir uma atividade de cunho social nas comemorações dos 42 anos do Cindacta. Segundo Célia Mozer, regente da Fanfarra, a sargento encontrou a Apae Curitiba nas redes sociais após uma capitã do Cindacta ter assistido a um vídeo da Fanfarra e se encantado com o trabalho.
Célia destacou o entusiasmo dos integrantes da Fanfarra, que se dedicaram de forma colaborativa para realizar uma apresentação de qualidade. “Eles adoraram a experiência e já querem voltar! Até pediram ao pessoal do Cindacta para andar de avião,” comentou a regente com alegria.
O evento não só celebrou o aniversário do Cindacta II, mas também fortaleceu o reconhecimento da capacidade e determinação das pessoas com deficiência. Em cada apresentação, a Fanfarra leva a mensagem de que, juntos, somos capazes de superar limites e inspirar a sociedade com arte e inclusão.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade. Atualmente, o conjunto é formado por 50 integrantes, sendo 8 funcionários, 37 estudantes e 5 substitutos. Estes se apresentam em eventos em Curitiba, Região Metropolitana e em Campeonatos Estaduais e Interestaduais de Bandas e Fanfarras.
Célia Mozer desempenha o papel de regente na Fanfarra, participando ativamente na orientação do grupo para que adquiram as primeiras noções do contexto musical, abordando aspectos rítmicos e melódicos como compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas.
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.