Apae arrecada mais de 600 kg de alimentos na Expo Maratona de Curitiba
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Ao saber que a família vai crescer com a chegada de um filho com deficiência intelectual, muitos pais se assustam com a notícia e as incertezas surgem. Aprender a lidar com a situação e com as informações se tornam essenciais no momento e, primeiramente, é necessário superar os preconceitos, pois o ambiente familiar, aliado ao educacional, é importante para o desenvolvimento da criança.
A pessoa com deficiência intelectual é caracterizada pela Associação Americana sobre Deficiência Intelectual no Desenvolvimento (AAIDD) como “um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos.” Além disso, as pessoas apresentam atraso no desenvolvimento, que prejudica a aprendizagem, tarefas cotidianas em, em algum nível, as interações sociais. Por isso, são importantes o ambiente familiar e escolar, visto que serão responsáveis pelo aprimoramento das habilidades, apoio, e inclusão na sociedade de forma cidadã.
Adriana Soares da Silva em sua monografia pela Universidade de Brasília, aponta que é na família que as pessoas têm o primeiro contexto de civilização, onde acontecem os primeiros contatos com brincadeiras, normas, regras sociais e fatores que contribuem para o crescimento psicológico. Estes intensificam e desenvolvem os conhecimentos da vida e ensinam a tomar decisões.
A autora ainda traz as falas de Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia, da mesma universidade, que descrevem que a família “é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e de construção individual e coletiva”. Além disso, o papel familiar é primordial, em conjunto com a escola, para a educação da criança, sendo um importante agente educativo. Para isso, a família precisa ter um olhar diferente no ensino.
“Esse olhar deve ficar mais aguçado na busca de alternativas de estimulação cotidiana, para possibilitar à criança a superação de suas limitações”. Simultaneamente, as escolas colaboram para reduzir as desigualdades, tanto no desenvolvimento através do conhecimento, quanto no privilégio de um espaço que favoreça o convívio e enriquecimento da identidade sociocultural.
Para Margareth Terra, diretora da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba, “a família e a escola têm que estar juntas, porque a criança depende totalmente da família”. Isso envolve acreditar no seu potencial, favorecer o desenvolvimento e colaborar no diagnóstico precoce. “A família precisa dar o primeiro passo: levar ao médico especializado para fazer investigação do que essa criança está apresentando e possivelmente fechar um diagnóstico,’’ conta.
A educação oferece a rotina escolar e as regras dentro de um ambiente, como também aquisições acadêmicas desses conceitos. “O que é da vida, o limite, a tolerância, o respeito ao próximo, a socialização com diferentes pessoas e diferentes ambientes cabe à família”, explica a diretora.
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Os pincéis para aplicação de maquiagem possuem mecanismos de rotação, articulação e extensão, além de identificação tátil para pessoas com deficiência visual.
Certificação reforça transparência, responsabilidade e eficiência das organizações, fortalecendo seu impacto social.
Compreenda a importância da autonomia no desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual e descubra como a Apae Curitiba implementa estratégias para estimular a independência de seus alunos e assistidos.
Idealizado por quatro estudantes de jornalismo, o projeto promove uma nova abordagem de inclusão e acessibilidade.
O passeio repleto de diversão e inclusão fortaleceu os laços entre alunos, professores e familiares, proporcionando momentos de alegria e união.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.