Os benefícios dos Livros Sensoriais para a educação inclusiva
Descubra o trabalho de Hipólita Senem e como os livros sensoriais podem transformar o desenvolvimento infantil.
Na última sexta-feira (04), os estudantes da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação promovida pela Família Folhas, trazendo a conscientização em relação ao respeito pelo meio ambiente.
A temática ambiental integra o currículo pedagógico, permitindo às crianças não apenas explorar essas questões, mas também internalizar uma consciência dos desafios ambientais, resultando em sua evolução como cidadãos mais conscientes. Com o propósito de aprofundar ainda mais esse enfoque e aproveitar a presença da Família Folhas, a escola estabeleceu um contato com o Departamento da Pessoa com Deficiência, visando a organização de uma visita das personagens para interagir com os pequenos.
Dessa forma as turmas da manhã e da tarde puderam adquirir conhecimentos de forma lúdica e divertida sobre energia solar, a importância de não descartar óleo de cozinha na pia e nos bueiros, bem como compreender a necessidade de separar os vários tipos de resíduos, como plástico, papel, restos de comida e eletroeletrônicos.
Margareth Terra, diretora da escola contou sobre como esse momento foi especial para os alunos. ‘’O mais bonito é que esses personagens estavam familiarizados com as crianças, elas sabiam quem eles eram, porque eles veem nas redes sociais, então foi muito legal essa integração. Eles compreenderam o que era, qual foi a mensagem da Família Folhas, além de toda a ludicidade, alegria, pudemos tirar fotos, foi tudo de bom para essa aprendizagem’’, contou Terra.
Originado pela iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba nos anos 1990, o projeto da Família Folhas surgiu após a implementação da separação entre lixo orgânico e reciclável na capital paranaense. Depois de retornarem com a campanha original, os famosos bonecos trouxeram a experiência da diversidade e dos cuidados com o meio ambiente. Através de ações inovadoras e eficazes, é possível criar uma cidade mais sustentável, contribuindo para a redução das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global.
Segundo informações do portal Comunicare, Curitiba tem o título de Capital Ecológica, sendo distinguida como a localidade mais arborizada do Brasil e da América Latina, conforme o estudo Green City Index (Índice Verde de Cidades), elaborado conjuntamente pela Siemens e a Economist Intelligence Unit em 2015. A Família Folhas desempenhou um papel significativo nesse percurso.
A Escola CEDAE, Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Descubra o trabalho de Hipólita Senem e como os livros sensoriais podem transformar o desenvolvimento infantil.
Estudantes encantaram o público com coreografias inspiradas em grandes canções, trazendo figurinos criativos e cenários cheios de simbolismo.
Encontro promoveu troca de experiências, alinhamento de estratégias e momentos de aprendizado e integração entre os profissionais.
Tarefas simples do dia a dia podem ser desafiadoras para crianças com autismo. Torne o momento de pentear o cabelo mais leve e prazeroso com 6 dicas imperdíveis.
Descubra estratégias para aprimorar a qualidade da alimentação e promover um estilo de vida mais saudável para crianças e adolescentes com TEA.
Os alunos participaram de atividades práticas e aulas sobre os costumes da etnia.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.