Notícias

Revista Boreal: projeto para jovens com deficiência intelectual, em parceria com a Apae Curitiba, é reconhecido em premiação

Reconhecimento destaca inovação em jornalismo voltado para jovens com deficiência intelectual.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

A 4ª edição do Prêmio Highlight, realizada em novembro, premiou projetos de destaque dos cursos de Comunicação da PUCPR e quebrou recordes ao reunir 450 trabalhos inscritos. Entre os vencedores estava a Revista Boreal, desenvolvida por estudantes de jornalismo da universidade em parceria com a Apae Curitiba. A publicação é a primeira revista cultural inclusiva do Brasil voltada para jovens com deficiência intelectual.

O projeto foi premiado na categoria “PEX-Jornalismo: Inovação”, dentro do Eixo MultiCom, que avalia projetos de cinema, audiovisual, publicidade, jornalismo e relações públicas.

Para o professor Renan Colombo, que orientou o projeto na categoria ‘’modelos de negócios’’, destacou: “Nosso objetivo não é que o projeto dê lucro imediato, mas que ele tenha um planejamento econômico para garantir receitas ao longo do tempo, assegurando sua continuidade, como em qualquer empresa”, explicou.

Um dos pontos principais avaliados para a consideração da premiação veio através da inovação e da originalidade e da proposta da Revista Boreal. “Criar um produto informativo para pessoas com deficiência intelectual é algo raro no Brasil e, por isso, representa uma grande inovação para o jornalismo. Esse público é negligenciado pela mídia, e atender suas necessidades é um passo transformador”, enfatizou o professor. 

O desenvolvimento da Revista Boreal durou quatro meses e contou com a orientação de seis professores, além do suporte técnico da equipe da Apae Curitiba. Os profissionais da instituição ajudaram a esclarecer dúvidas e a incorporar elementos essenciais para tornar a revista acessível e representativa das necessidades da PCD.

Victor Gambetta, diretor de arte do projeto, destacou a profundidade do processo criativo e o impacto da revista: “Foi um processo desafiador, mas gratificante. A gente quis mostrar que é possível criar um conteúdo que atenda às necessidades desse público. Ver a felicidade deles ao receberem a revista, sentirem-se representados, foi a melhor coisa do mundo! É a prova de que esse público existe, consome e merece ser incluído.”

A emoção foi compartilhada por Lorena Motter, que também ressaltou a importância do reconhecimento. Como editora-chefe da revista, Lorena acompanhou cada etapa do projeto, desde a concepção das pautas até a definição de um layout acessível e atrativo para o público-alvo. Para ela, o prêmio representa não apenas uma validação profissional, mas também um marco para o jornalismo inclusivo no Brasil.

“Estamos profundamente realizados e emocionados! Receber este prêmio é o reconhecimento de meses de esforço, dedicação e cuidado com a revista, e comprova que nosso projeto teve êxito. Isso significa que as pessoas com deficiência intelectual estão finalmente recebendo a visibilidade e a acessibilidade que merecem. Agradecemos imensamente aos nossos professores, pais, amigos e à Apae Curitiba, que tornaram possível a realização deste projeto tão especial!”

A premiação reforçou a importância de projetos acadêmicos que têm impacto social. Iniciativas como a Revista Boreal mostram que o jornalismo pode, e deve, se voltar para causas sociais, inspirando novas gerações de estudantes a criar conteúdos inclusivos e transformadores. Para saber mais sobre o projeto e a revista clique AQUI

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.  

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós podemos recolher periodicamente e lançar no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos receber o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo