Apae arrecada mais de 600 kg de alimentos na Expo Maratona de Curitiba
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Na última terça-feira (08), a Biblioteca Pública do Paraná foi palco de uma tarde especial de autógrafos, protagonizada pelos estudantes da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), da Apae Curitiba. O evento celebrou o lançamento dos livros produzidos pelos alunos através do “Projeto SuperAutor”, uma iniciativa que estimula a criatividade e o desenvolvimento literário nas escolas de educação infantil.
O projeto, liderado pela professora e vice-diretora Paula Monik, contou com a colaboração das professoras Ana Maria Oyarzabal, Adriana Vanoni e Kamila Antunes. Ao longo de vários meses, os alunos foram incentivados a explorar o tema da brasilidade, criando narrativas que celebram a cultura nacional. Para tornar o processo ainda mais especial, as crianças ilustraram suas próprias obras, proporcionando uma experiência completa de autoria, que desenvolveu não apenas suas habilidades literárias, mas também a autonomia e a autoconfiança.
Paula Monik destacou que o principal objetivo do projeto foi promover a imaginação dos alunos, dando a eles a oportunidade de criar e ilustrar suas histórias. Durante a produção dos livros, as professoras trabalharam com uma variedade de gêneros, como parlendas, histórias e canções populares brasileiras, o que enriqueceu ainda mais o repertório cultural dos estudantes. Essa abordagem multidisciplinar ampliou o conhecimento das crianças e também proporcionou momentos lúdicos de aprendizado, fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Além do aspecto pedagógico, o evento serviu para aproximar as famílias do processo de aprendizagem das crianças. A diretora da escola, Margareth Terra, ressaltou a importância da participação dos pais, que confiaram no potencial de seus filhos e apoiaram a iniciativa.
”É um projeto que desenvolve autonomia, criatividade e o contato da criança com a primeira forma do letramento. Nós estamos aqui para celebrar mais um passo que cada criança deu em seu desenvolvimento’’.
A pedagoga Maristela Rebelato também comentou sobre a importância do projeto, destacando que ele reflete o dia a dia das crianças na escola. Segundo ela, o projeto oferece oportunidades valiosas para que os alunos mostrem suas habilidades, e reforçou que é fundamental que a escola e as famílias acreditem nas potencialidades das crianças: “Como escola, nós e vocês, famílias, precisamos acreditar e apostar que eles vão alcançar seus objetivos. Claro, existem dificuldades, mas é essencial focarmos no potencial de cada um. E é exatamente isso que este material maravilhoso que vocês estão vendo demonstra”.
Durante o evento, as professoras envolvidas no projeto também compartilharam suas experiências e a alegria de ver o trabalho dos alunos concretizado em forma de livros. Ana Maria Oyarzabal ressaltou que o sucesso do projeto foi fruto de um esforço coletivo, envolvendo não apenas os professores, mas toda a equipe da escola e as famílias dos alunos. Esse senso de colaboração foi essencial para que o projeto se tornasse realidade, e o resultado final reflete o comprometimento de todos.
Adriana Vanoni, outra professora envolvida, mencionou o quanto foi gratificante ver o progresso dos alunos ao longo do projeto. Ela destacou que cada criança contribuiu de maneira única para o resultado final, seja na escrita ou na ilustração, e o livro é uma prova concreta de suas conquistas. Adriana lembrou que esse tipo de iniciativa não apenas desperta a criatividade, mas também fortalece a autoestima dos alunos, que se sentem valorizados por terem suas produções reconhecidas em um evento tão especial.
Kamila Antunes, expressou sua gratidão por ter tido a oportunidade de participar de um projeto tão significativo. Ela reforçou que o envolvimento das crianças foi intenso e que o resultado final é algo do qual todos podem se orgulhar. Segundo ela, o "Projeto SuperAutor" não apenas cumpriu seu papel pedagógico, mas também proporcionou uma experiência única tanto para os alunos quanto para os professores, que puderam acompanhar de perto o crescimento de cada criança.
O evento também emocionou as famílias presentes. Ana Paula Moura, mãe do pequeno Samuel, não escondeu sua emoção ao comentar sobre o livro do filho. "Fiquei muito emocionada, a história reflete exatamente o jeito do Samuel. O atendimento da Apae, que o acompanha desde os seis meses, é essencial, e acredito que toda criança, atípica ou não, deveria passar por aqui. É um lugar onde aprendemos a ser e a formar seres humanos''.
Esse sentimento foi compartilhado por outras mães, como Fabiane Cristine Alves, mãe de Bryan, que elogiou a iniciativa da escola e destacou que sempre acreditou no potencial do filho para alcançar grandes conquistas.
"A iniciativa da escola foi excelente, pois, como mencionaram, é preciso acreditar nos sonhos das crianças e no que elas são capazes de alcançar. Eu sempre acredito que meu pequeno vai voar muito longe, e tenho certeza de que ele conseguirá''.
Essa é mais uma iniciativa da Apae Curitiba que celebra a cultura, a integração e o desenvolvimento dos estudantes, demonstrando que a educação infantil abre portas para novas descobertas e experiências enriquecedoras. Ao valorizar a criatividade e a autonomia das crianças, a instituição reafirma seu compromisso com a formação integral dos alunos.
O programa SuperAutor, oferecido de forma gratuita às escolas, surgiu com a missão de incentivar a criatividade dos alunos por meio da escrita e da leitura. As instituições interessadas podem se cadastrar e proporcionar aos estudantes uma experiência única no universo literário. Conheça mais sobre o projeto clicando AQUI. Os livros produzidos no projeto estão disponíveis para aquisição. Para mais informações, entre em contato via WhatsApp: (21) 99722-3393.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), atende a Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Os pincéis para aplicação de maquiagem possuem mecanismos de rotação, articulação e extensão, além de identificação tátil para pessoas com deficiência visual.
Certificação reforça transparência, responsabilidade e eficiência das organizações, fortalecendo seu impacto social.
Compreenda a importância da autonomia no desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual e descubra como a Apae Curitiba implementa estratégias para estimular a independência de seus alunos e assistidos.
Idealizado por quatro estudantes de jornalismo, o projeto promove uma nova abordagem de inclusão e acessibilidade.
O passeio repleto de diversão e inclusão fortaleceu os laços entre alunos, professores e familiares, proporcionando momentos de alegria e união.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.