CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Durante a semana passada a Escola Vivenda realizou um evento especial sobre a compostagem, utilizando ‘’Minhocas Californianas’’. A iniciativa tem o objetivo de integrar os alunos nessa prática de boas ações e conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. A ação promove uma abordagem interdisciplinar, incluindo disciplinas do currículo formal com o currículo funcional, e destaca a importância da Educação Ambiental e da reutilização de materiais.
Celma Tessari, diretora da escola Vivenda, explica que as minhocas são mantidas em composteiras feitas de material reutilizável, como baldes de gordura/margarina cedidos pelos restaurantes locais. Elas são alimentadas com restos orgânicos provenientes da cozinha da escola e produzem húmus e biochorume, substâncias ricas em nutrientes essenciais para adubar o solo. Esse composto natural é posteriormente utilizado na horta escolar como adubo.
A diretora ressalta que a atividade ocorre desde 2022 e necessita manter-se com rotina bem estabelecida, pela necessidade de manutenção e cuidados, pois são organismos vivos. O objetivo da ação, conforme Celma, é desenvolver nos estudantes a compreensão da importância de se praticar Educação Ambiental no dia a dia, de forma lúdica e funcional, com elementos que podem ser reproduzidos em suas próprias casas.
“A semana da compostagem é fundamental para consciencializar a sociedade como um todo, das necessidades ambientais presentes na atualidade. Na escola, chama a atenção para o dever de se educar para uma sociedade com mais responsabilidade ambiental. A escola tem por dever disseminar práticas que conduzam a esse fazer”, diz Tessari.
A professora responsável pela atividade, Sandra Bortoloci, comenta que essa é uma iniciativa exclusiva da Apae Curitiba, como instituição escolar de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. “Somos a única escola especial em todo o Paraná até onde sabemos, que realiza este tipo de atividade. Esta prática ocorre semanalmente, nas quintas ou sextas-feiras”, alega.
Ainda, Sandra afirma que a ação é um incentivo para que outras escolas a realizem, pois além de ser um cuidado com o meio ambiente, desenvolve funções perceptivas e sensoriais, trazendo equilíbrio emocional e desenvolvimento cognitivo para os alunos.
A prática é realizada com muito amor, carinho e empatia pelos seres vivos. “Os estudantes sempre pegam elas (as minhocas) com carinho e atenção para não machucá-las. Quando abrimos as composteiras e observamos que elas não têm mais comida, logo eles perguntam para elas 'comeu tudo?'. É a coisa mais linda! Alguns até falam “coitadinhas, elas estão com fome!'”, compartilha a professora.
A prática de compostagem na Apae Curitiba é mais do que uma atividade ambiental; é uma jornada de aprendizado e cuidado que transforma vidas. Ao promover a interação dos alunos com as “Minhocas Californianas”, a escola não apenas nutre a horta escolar, mas também alimenta a consciência ambiental e emocional dos estudantes. Cada gesto de amor e cuidado evidencia o compromisso da instituição com o bem-estar do planeta e de cada ser vivo que nele habita, a fim de cultivar um futuro mais sustentável e compassivo.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
O público alvo da Escola Vivenda envolve pessoas com deficiência intelectual severa, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento a partir dos 16 anos. Visa possibilitar e ofertar programas e atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sócio afetivas, motoras e comportamentais, permitindo que o educando seja favorecido em suas práticas de vida diária e inserção social, melhorando sua qualidade de vida. Conheça as escolas clicando AQUI.
Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba – PR
Contato: (41) 3372-2625
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.