Notícias

Parceria entre Escola Luan Muller e Preserve Ambiental incentiva reciclagem de óleo de cozinha

O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
1737758914980
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
Sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado. Foto - Arquivo Pessoal

Incorporar hábitos sustentáveis ao dia a dia já é uma realidade na Escola Luan Muller. A instituição, que conta com projetos voltados à preservação ambiental, como a horta pedagógica, deu mais um passo rumo à sustentabilidade ao iniciar a reciclagem do óleo de cozinha, em parceria com a empresa Preserve Ambiental.

A iniciativa busca conscientizar a comunidade escolar sobre o descarte correto do óleo de cozinha, um resíduo que, se despejado na pia, pode causar sérios impactos ambientais. De acordo com o centro de reciclagem, apenas 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, além de entupir encanamentos e comprometer o sistema de esgoto. 

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema, a assistente social Karla Rocha, que atua na escola, compartilhou sua experiência na implementação da iniciativa, envolvendo alunos, familiares e funcionários. Karla conheceu o projeto por meio de sua prima de oito anos, que desde cedo demonstrava consciência sobre ter bons hábitos. ”Foi isso que me tocou. Pensei: Poxa, esse projeto poderia estar na escola, além de ajudar as famílias, ele garante que o óleo usado tenha um destino correto, é um projeto sensacional. Eu, sinceramente, fiquei apaixonada e encantada, destacou. 

A iniciativa mobiliza a comunidade escolar a armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas PET. O material é recolhido na escola e transformado em sabão ecológico — uma alternativa sustentável e eficiente para a limpeza doméstica. Como forma de incentivo, a cada litro de óleo entregue, a família recebe uma barra do produto. Além do sabão, o óleo coletado em outros pontos pela empresa é reaproveitado na produção de diversos itens sustentáveis, como biodiesel, glicerina, ração animal, tinta e até combustível sustentável para aviação (SAF).

Apesar de pouco tempo de implementação da ação na escola, a coleta de óleo já apresenta resultados positivos. Maria Amélia Vicente, mãe da aluna Isabela, compartilha que já tinha o hábito de coletar óleo usado em casa, mas que a proposta da escola intensificou a conscientização, transformando a prática em um aprendizado para sua filha.

“A Isabela está super envolvida. Sempre que temos óleo para descartar, explico que devemos armazená-lo para levar à escola”, diz. Para ela, a iniciativa é essencial para evitar a contaminação dos rios e reduzir os custos de tratamento da água. “Sei que essa ação ajuda a preservar o meio ambiente e facilita o trabalho da Sanepar na limpeza da água que consumimos’’.  

No Paraná, a Lei n.º 19.260, de 5 de dezembro de 2017, estabelece diretrizes para a coleta do óleo e gorduras de origem vegetal e animal. A norma também incentiva ações educativas e a criação de pontos de coleta em estabelecimentos comerciais e instituições como Armazéns da Família e Ecopontos. 

Se você ainda não implementou essa ação em sua casa, este é o momento de começar a conscientização e compartilhar essa iniciativa com as pessoas ao seu redor. Acesse o site do projeto e veja como fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado. Pequenas atitudes podem gerar grandes impactos, e você também pode contribuir para a preservação do meio ambiente. Participe dessa iniciativa e ajude a construir um futuro mais sustentável.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.  

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller, atende o Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, na faixa etária de 6 a 15 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado aos atendimentos pedagógicos nas áreas de conhecimento do ensino fundamental como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, ensino religioso, educação física, arte, informática, educação ambiental e atividades recreativas pedagógicas, priorizando a alfabetização. Conheça a escola clicando AQUI.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba–PR

Contato: (41) 3244-9166

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo