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Escola Agrícola inaugura Jardim Sensorial

O projeto proporciona desenvolvimento cognitivo e interação com a natureza.
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Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
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Com um espaço reservado em Santa Felicidade, a Escola Agrícola inaugurou ontem (26) seu Jardim Sensorial, um projeto que visa apoiar o desenvolvimento dos estudantes com deficiência intelectual. O jardim abriga cerca de 17 mudas de plantas e ervas, além de uma árvore com diversas espécies de suculentas que foram colocadas em vasos pintados pelos alunos. 

O projeto foi idealizado há cerca de dois anos pelas professoras Valguimar de Oliveira Santos e Lourdes Licorini. O processo de criação, desde o plantio até a manutenção, envolveu não apenas a comunidade escolar, mas principalmente os estudantes, que participaram ativamente de cada etapa.

Lourdes explica que a escola desenvolve atividades na composteira, onde os estudantes participam do plantio de sementes e mudas. Eles mesmos produzem, peneiram e aplicam o adubo nos vasos, além de cultivar e cuidar das plantas de forma ativa.

Todo o preparo e montagem do ambiente contou com a dedicação dos estudantes. Iago Felipe Teixeira dos Santos, por exemplo, compartilhou sua experiência no plantio: ‘Foi muito legal! A gente veio ontem (quarta-feira), ajudou a plantar e a limpar o espaço. Juntamos os matinhos e as folhas que estavam caídas’’. 

Luzia Souza Marques também demonstrou entusiasmo ao falar sobre sua participação no projeto: “Eu ajudei a cortar a grama e a plantar as florzinhas. Achei muito bom, muito legal”. Terezinha Aparecida Tonon, por sua vez, compartilhou seu conhecimento sobre as plantas e expressou o quanto apreciou a experiência: “Eu conheço a lavanda, o manjericão, a sálvia e o alecrim’’. 

Durante a inauguração do Jardim Sensorial, os estudantes de todas as turmas tiveram a oportunidade de interagir com o ambiente. Cada um deles pôde tocar nas plantas, sentir as diferentes texturas e aromas e até aprender sobre suas propriedades. 

O espaço é dedicado a todos os estudantes, não só da Escola Agrícola, mas também das Escolas CITA e Vivenda. Valguimar destaca a importância do projeto para os estudantes, além de ser um complemento à grade curricular. ‘’Aqui nesse jardim sensorial, nossos alunos terão a oportunidade de tocar, cheirar, sentir e observar de perto a beleza da natureza, desenvolvendo assim as suas habilidades sensoriais e cognitivas, de uma maneira lúdica e prazerosa’’. 

Além de todos esses benefícios, Valguimar comenta sobre o trabalho que pode ser desenvolvido através das cores, quantidades, além da exploração dos sentidos, como olfato e o tato. Entre as plantas presentes no jardim estão: sálvia, manjericão, anis-verde, melissa, capim-limão, pitaya, arruda, boldo do Chile, hortelã, salsinha, cebolinha, babosa, cavalinha, alecrim, figatil e lavanda. 

O projeto não é apenas um espaço, mas sim um ambiente que promove aprendizado, interação e bem-estar. O local também tem potencial para futuras ampliações, com a adição de mais plantas e espécies. Além disso, é fundamental realizar o cuidado regular das folhagens, que inclui a rega e a manutenção adequada do jardim.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

A Escola Agrícola Henriette Morineau

A Escola Agrícola Henriette Morineau está localizada na Rua Orlando Peruci, 1472, Butiatuvinha – Santa Felicidade -, em Curitiba. Proporciona aos estudantes, serviço social e atendimentos de neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional.

Assim como toda Apae, atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Seu público alvo envolve adolescentes e adultos a partir de 17 anos, com deficiência intelectual moderada e leve. Busca desenvolver a educação de jovens e adultos e profissionalização em cursos, a partir do limite da deficiência. 

Conheça a escola clicando AQUI

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