Equipes pedagógicas das Escolas CEDAE e Luan Muller se reúnem em dia de estudo e planejamento
Encontro promoveu troca de experiências, alinhamento de estratégias e momentos de aprendizado e integração entre os profissionais.
Estudo, troca de experiências e planejamento marcaram o encontro realizado na última quarta-feira (30), reunindo professores e pedagogas das escolas CEDAE e Luan Muller. A iniciativa teve como objetivo alinhar diretrizes pedagógicas, aprimorar práticas educativas e fortalecer o trabalho conjunto entre as unidades. Ao longo do dia, os profissionais participaram de palestras, dinâmicas e gincanas que, além de promoverem integração, estimularam reflexões importantes sobre a rotina escolar e os desafios do processo de unificação.
Com três meses de trabalho, os profissionais têm vivenciado um processo desafiador, mas também enriquecedor. A unificação das unidades tem promovido um ambiente mais leve e respeitoso, com troca de experiências, integração e construção coletiva de conhecimento. Educadores e equipes têm se unido para desenvolver um trabalho cada vez mais efetivo e acolhedor, não apenas entre os colegas, mas principalmente em benefício dos estudantes.
Todo o trabalho pedagógico, conduzido pelas pedagogas Maristela Rebelatto e Iara de Lima, tem exigido dedicação e superação de desafios, mas já apresenta resultados positivos, refletindo no engajamento das equipes e no avanço das práticas educacionais.
‘’Nossa equipe está bem unida. Já não é a primeira vez que a gente se encontra com o grupo, com as duas escolas, então a gente veio com muita alegria. Sempre esse momento de estudo é um trabalho muito gostoso, porque a gente fala sobre temáticas importantes do dia a dia, da escola, do grupo, da equipe, dos profissionais, então é sempre muito bom’’, disse Maristela.
A pedagoga Iara, que atua na Escola Luan Muller, também se sente acolhida pelos novos colegas e destaca que o trabalho conjunto tem feito toda a diferença na rotina escolar. Para ela, a integração entre as equipes fortalece as práticas pedagógicas e contribui diretamente para a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes.
‘’No início, foi bem desafiador. Toda mudança causa um desconforto, porém de muito aprendizado, mas essa troca de experiência, de conhecimento, está sendo muito rica. O respeito, acima de tudo. Todos nós nessa junção, onde a gente está ainda se conhecendo, interagindo, está sendo muito proveitoso, e a mudança está sendo para a melhor’’.
A expectativa das pedagogas em relação ao planejamento realizado é de que ele proporcione a ampliação do aprendizado, a vivência de novas experiências e o fortalecimento das relações entre os profissionais. Com esse alinhamento, elas acreditam que será possível tornar o trabalho ainda mais proveitoso e, assim, alcançar com mais efetividade os objetivos traçados para os alunos.
Análises e reflexões também fizeram parte do encontro, com a abertura de uma avaliação voltada a compreender como tem sido o processo de unificação entre as unidades da instituição. A iniciativa teve como objetivo ouvir os profissionais da educação sobre os impactos dessa integração na rotina pedagógica, nos fluxos de trabalho e no alinhamento das práticas. Por meio dessa escuta ativa, busca-se identificar avanços, reconhecer desafios e fortalecer a atuação conjunta das equipes, promovendo uma educação cada vez mais integrada, colaborativa e eficaz.
A professora Silvia Neduziak destacou o acolhimento recebido no novo ambiente de trabalho. “Fui muito bem acolhida e estou amando tudo, todo mundo se empenha e ajuda um ao outro”, afirmou. Já a colaboradora Salete reforçou a importância do espírito de equipe neste momento de transição: “Temos que se animar e ir pra frente, qualquer dúvida, iremos nos comunicar e resolver”.
Para a professora Andréia dos Santos Freitas, o processo tem sido marcado pela emoção e pela realização pessoal. Ela contou que se sente motivada ao acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos: “É emocionante e me sinto realizada ao vir para o Luan e perceber a evolução dos pequenos que passam pelo CEDAE”.
A professora Kamila Antunes também compartilhou suas impressões. Apesar das dificuldades iniciais com a mudança, ela já começa a se sentir integrada à nova rotina. “Passar de uma escola para outra foi muito difícil, pois era muito apegada aos pequenos, mas agora já me sinto parte. Hoje, meu coração está dividido, mas quero que a junção aconteça logo”, revelou.
Não foi apenas a troca entre os profissionais que pautou esse encontro. O planejamento também ocorreu por meio de palestras, que contribuíram para a integração entre as equipes. Entre os destaques do dia, a palestra da assistente social Karla Rocha trouxe um debate importante sobre a Constituição e as legislações voltadas à segurança de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência, especialmente considerando que os docentes são frequentemente vistos como figuras de confiança pelos alunos.
Karla ressaltou a importância de levar esse tema aos profissionais: “O motivo de eu escolher esse tema foi justamente porque a gente ia ter todos os profissionais reunidos num único espaço. Mas é muito recorrente essa minha fala sobre as legislações voltadas à segurança de crianças e adolescentes, eu chamo individualmente, eu converso com os pais, sempre em capacitação, em cursos, e é algo que a gente tem que ter no nosso dia a dia, mas sempre reforçar a importância da proteção da criança e do adolescente.”
Durante a palestra, Karla também abordou o tema da escuta especializada. Os profissionais tiveram a oportunidade de manusear o exemplar da Constituição, que circulou entre os presentes, e participaram de uma dinâmica de verdadeiro ou falso, respondendo a frases relacionadas ao tema. A atividade foi complementada com dados e explicações que ajudaram a esclarecer dúvidas e reforçar a importância da atuação consciente e informada no ambiente escolar.
O Método ABACADA foi apresentado pelas professoras Kenia e Cletemistra. Durante a apresentação, as educadoras explicaram o funcionamento do método e demonstraram o uso das “sacolas mágicas”, os quais carregam brinquedos como animais, objetos e meios de transporte. Esses itens são utilizados como sinalizadores visuais, permitindo que a criança faça uma associação concreta entre a imagem e o objeto real. Somente após esse processo, é introduzido o ensino da sílaba correspondente, respeitando o ritmo e o nível de compreensão de cada aluno.
A escola também adota e valoriza a aplicação do Método ABACADA em suas práticas pedagógicas, reconhecendo sua eficácia no processo de alfabetização. O método proporciona uma abordagem lúdica, sensorial e significativa, facilitando a aquisição da leitura e da escrita de maneira natural e prazerosa.
Além disso, o envolvimento das professoras no uso desse recurso reforça o compromisso da instituição com metodologias inovadoras que respeitam o desenvolvimento infantil e promovem a inclusão. A presença ativa da escola na implementação do método fortalece o vínculo entre teoria e prática, incentivando o protagonismo do aluno e aprimorando a qualidade do ensino oferecido.
O tema “Primeiros Socorros” também ganhou espaço no planejamento, reforçando a importância de os profissionais da educação saberem como agir em situações de emergência dentro do ambiente escolar. Para orientar e esclarecer dúvidas, o socorrista do SAMU, Edson Cardoso, foi convidado a conduzir uma palestra informativa e prática com os professores.
Durante o encontro, Edson abordou temas essenciais como desmaios, engasgos, convulsões, hipoglicemia e reanimação. Ele ensinou técnicas simples, como exercícios de pressão para evitar desmaios e esclareceu dúvidas. Algumas professoras aproveitaram a oportunidade para relatar situações reais que já vivenciaram com alunos, tornando o momento ainda mais enriquecedor. A palestra destacou não apenas a importância da informação, mas a necessidade de preparo e calma diante de possíveis emergências, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e protegido para todos.
Entre uma atividade e outra, os professores também participaram de momentos lúdicos pensados para promover integração e leveza durante o dia de planejamento. Uma das brincadeiras que animou os participantes foi o bingo de sílabas, um recurso normalmente utilizado com os alunos em sala de aula. Com cartelas ilustradas com imagens como rato, banana e batata, os educadores foram desafiados a identificar as palavras a partir das sílabas sorteadas, como “bá”, por exemplo. Ao ouvir a sílaba, quem tinha uma imagem correspondente na cartela marcava ponto.
A dinâmica, além de divertida, também reforçou práticas pedagógicas utilizadas com os estudantes. Para deixar a brincadeira ainda mais envolvente, o prêmio para quem completasse a cartela foi um creme do Boticário, que arrancou risos e despertou o espírito competitivo dos participantes, tudo em clima de colaboração e descontração.
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Escola CEDAE – 0 a 5 anos
Endereço: R. Alferes Ângelo Sampaio, 1597, Batel – Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses.
Contatos: 3222 8884 / 99863 0201
Escola Luan Muller – 6 a 15 anos
Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba–PR
Contato: (41) 3244-9166
Escola Apae Santa Felicidade – acima de 16 anos
Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba–PR
Contatos: 32449166 / 98424-0211
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