Apae Curitiba arrecada mais de 4 toneladas de alimentos no Smart City 2025
A 6ª edição do evento reforçou a inclusão e o impacto social da instituição.
Os profissionais da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) receberam nesta quinta-feira (13) a visita do psicólogo e especialista em psicoterapia psicanalítica, Alexander Berestinas. Na oportunidade, participaram de uma dinâmica após um café da manhã especial.
Na atividade, os profissionais precisaram escrever em oito papéis nomes de pessoas, lugares e sonhos importantes para a sua vida. Após isso, o psicólogo foi dizendo situações, onde era necessário excluir algum desses itens até restar apenas um papel. Com isso, houve uma conversa contando qual foi o sentimento de restar apenas um.
“A dinâmica foi importante, pois mostra uma representação diante de uma perda que a pessoa teve e desperta a oportunidade de cada um perceber que elas também influenciam no trabalho, como as perdas que tem na Apae. Lidar com elas, mas não só lidar com a morte, por exemplo, de uma forma pessimista, mas percebendo que ela existe e que através das consequências possamos nos voltar para a vida, lidando de uma forma mais intensa e verdadeira”, disse o psicólogo.
Alexander Berestinas foi convidado para participar do evento através dos estagiários de psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Mayra Brás, Roberta Cunha e Mateus Tiujo que atuam na Apae. “É um grande prazer fazer nosso trabalho com vocês e realizá-lo com as mães e crianças. Tentamos entender como funcionava aqui e já estamos fazendo um trabalho com os profissionais, o que é muito importante”, disse Mateus durante a conversa.
A Escola CEDAE, Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, b – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
A 6ª edição do evento reforçou a inclusão e o impacto social da instituição.
Encontro abordou unificação das escolas, engajamento nas redes sociais e participação ativa das famílias na instituição.
Escolas realizam atividades que reforçam a mensagem da campanha: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
A cerimônia incluiu palestras inspiradoras sobre autocuidado e autoestima, além da entrega de kits de beleza às mães dos alunos e colaboradores.
A autodefensora da Apae Curitiba, Gortiana Vilalba, e a assistente social das Residências Inclusivas, Rosilei Pivovar, realizaram uma fala de conscientização durante o evento.
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.