Notícias

Conheça 5 práticas que melhoram o desempenho da pessoa com TDAH

As atividades ajudam a melhorar a rotina contribuindo para o bem-estar da pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades de concentração, comportamento excessivamente ativo e impulsividade, o que pode afetar negativamente o desempenho e o desenvolvimento da pessoa com a condição. O distúrbio pode aparecer em pessoas com deficiência intelectual (DI) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também. 

TDAH e DI

Segundo um artigo científico elaborado por Sílvia Mirachi, especialista em neurociência, os sintomas de TDAH são frequentemente observados em pacientes com DI. Em muitos casos apresentam tanto o diagnóstico de TDAH quanto de DI, sendo considerados transtornos comórbidos, e não apenas sintomas isolados. 

TDAH e TEA

Um estudo apresentado no 26º Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia revelou que crianças diagnosticadas com TDAH podem exibir características associadas ao TEA. O estudo aponta que uma parte significativa desses casos tem uma base familiar, incluindo casos entre gêmeos, mas também destaca a influência de outras relações familiares. Essa pesquisa indica uma ligação genética entre TDAH e TEA, sugerindo sua comorbidade. Além disso, sugere que algumas crianças com TDAH podem mostrar sintomas de autismo, mesmo sem um diagnóstico completo desse transtorno. 

Dicas para melhorar a performance da pessoa com TDAH

Por isso, pensando no bem-estar e no desenvolvimento da performance do adulto ou da criança com TDAH em ambientes como: escola, trabalho e em casa, selecionamos 5 dicas práticas para atingir esses objetivos. Veja:

1- Diminuir o consumo de açúcar

Um estudo conduzido no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) revelou que crianças que consomem mais de 121 gramas de açúcar por dia têm três vezes mais chances de desenvolver TDAH aos seis anos de idade.  O consumo de açúcar pode agravar os sintomas do transtorno, tais como dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade.

2- Prática regular de exercícios físicos

Os principais sintomas do TDAH incluem hiperatividade e déficit de atenção. Com o exercício físico, as crianças liberam energia e aprimoram o foco em diferentes áreas, levando a melhorias na concentração, impulsividade, coordenação motora e interações sociais.

3- Estabelecer uma rotina com horários e tarefas definidas

Uma abordagem altamente eficaz para enfrentar o TDAH é estabelecer uma rotina regular e consistente. Isso envolve horários fixos para acordar, fazer refeições, trabalhar, estudar e dormir. Uma rotina previsível pode diminuir a ansiedade e simplificar o planejamento das tarefas diárias.

4- Manter o ambiente organizado

Manter um ambiente ordenado e sem distrações pode ser muito benéfico para quem tem TDAH. Por isso, assegure-se de que o local de trabalho ou estudo esteja organizado, com materiais arrumados e sem objetos desnecessários que possam desviar a atenção.

5- Fazer psicoterapia

A dica final é buscar acompanhamento psiquiátrico para psicoterapia. Esta abordagem é altamente eficaz no manejo do TDAH, pois na terapia você pode adquirir habilidades para planejar suas atividades, lidar com os sintomas, aprimorar seus relacionamentos interpessoais e cuidar de si mesmo. Além disso, é uma oportunidade para aceitar o transtorno e aprender a conviver de maneira saudável com ele.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Não deixe de doar! Ajude a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique  AQUI e saiba mais! 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo