CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Nos dias 15 e 16 de abril, a Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) e a Escola Luan Muller, da Apae Curitiba, promoveram atividades especiais em comemoração à Páscoa. Os estudantes participaram de brincadeiras e dinâmicas lúdicas inspiradas no universo do Coelho da Páscoa.
Durante a programação, conheceram o coelhinho, saborearam chocolate, colocaram a cenourinha na caixinha dele e, por fim, cantaram e dançaram músicas temáticas, o que tornou o momento ainda mais mágico e inesquecível.
A professora Andreia Cristina Freitas ressaltou a empolgação dos pequenos do CEDAE: “Eles amaram! Participaram mesmo! Todos eles queriam ajudar o amiguinho. Então, assim, eles vão crescendo, se desenvolvendo e são felizes!”.
Silvia Paula Neduziak, professora do Luan Muller, fala da experiência para os alunos de 6 a 15 anos: “Eles ainda acreditam nesse significado, nessa doce esperança da Páscoa. É muito gratificante para nós ver a alegria deles e saber que eles têm essa emoção”.
O evento foi marcado por gestos de carinho, brincadeiras cheias de significado e uma conexão especial entre escola e comunidade. Professores, voluntários e estudantes vivenciaram momentos que transcenderam a celebração: foram verdadeiras lições de empatia, desenvolvimento humano e esperança.
Soraya Abreu, voluntária há anos da Apae Curitiba, ressalta a importância do trabalho desenvolvido na instituição ao oferecer educação especializada, saúde e assistência social às famílias de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, síndromes e transtornos. “Emociona ver todo esse trabalho que vocês continuam desenvolvendo com tanto amor, carinho e dedicação, né? Então é sempre emocionante estar aqui com vocês”, alegou.
Kelly Dornelles, coordenadora da Paróquia Santíssimo Sacramento, um dos grupos voluntários do evento, conta que a igreja arrecadou docinhos para entregar aos alunos e que os integrantes estavam ansiosos para fazer essa visita à instituição: “Estamos muito felizes por estar aqui e, a partir de agora, vamos fazer uma parceria com a Apae, sabe? Temos outras ações, porque trabalhamos com a conscientização da vida”.
Eduardo Brostulim, junto a outros voluntários do grupo de jovens da paróquia, realizou pinturas de rosto nas crianças do CEDAE. Ele comenta que brincar com elas em uma celebração tão especial foi mágico: “Para a gente, está sendo uma experiência muito legal, muito diferente. A gente ainda não tinha vindo à Apae, então está sendo algo muito gratificante para nós, enquanto grupo de oração”.
Outra voluntária da pastoral, Neiva Medeiros, que atuou no Luan Muller, fala que estar na Apae Curitiba mexeu com seu coração: “Eu tenho um neto autista. A gente sabe das necessidades deles, do carinho de que precisam, do amor. E é isso que eu quero dar neste dia: tudo de mim, para eles”.
A Apae Curitiba agradece à Cacau Show pela doação de chocolates; à Paróquia Santíssimo Sacramento, por contribuir e tornar a celebração mais alegre e significativa; ao grupo de voluntários da FAE, que ofereceu atenção e cuidado aos alunos; e à Soraya, que sempre presta apoio à nossa instituição. São iniciativas como essa que lembram o significado da Páscoa e ajudam a construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.