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Brincadeiras criativas para estumular a coordenação motora fina em crianças com DI

O desenvolvimento da coordenação motora fina é essencial para melhorar a funcionalidade e promover a autonomia de crianças com deficiência intelectual. Descubra atividades eficazes para estimular essa habilidade em casa!
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Lorena Motter Kikuti
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

De acordo com o portal Brasil Escola, a coordenação motora fina envolve o uso de músculos menores, como os das mãos e dos pés. O desenvolvimento dessa habilidade é essencial para melhorar a funcionalidade e promover a autonomia de crianças com deficiência intelectual (DI).

Na Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba, essa habilidade é trabalhada através de brincadeiras e atividades como: cortar papel com tesoura adequada à idade da criança, fechar botões, brincar com blocos de empilhar, pegar e segurar objetos, comer sozinha, cuidar da higiene pessoal, colorir com giz ou lápis, organizar o material escolar e arrumar brinquedos.

“Essas práticas de exercícios repetitivos levam a grandes avanços, especialmente quando iniciadas o mais cedo possível com atividades motoras adequadas à idade. Elas ativam o sistema nervoso da criança com DI e desenvolvem não apenas o aspecto físico, mas também a maturidade emocional”, afirma a professora do CEDAE, Silvia Paula Neduziak.

Segundo Vygotsky (1998), psicólogo e pesquisador sobre técnicas de aprendizagem infantil, o brinquedo exerce grande influência no desenvolvimento da criança, pois permite que o pensamento se desvincule dos objetos físicos e passe a ser guiado por ideias. Um simples pedaço de madeira pode ser imaginado como um boneco, e um cabo de vassoura, como um cavalo. Assim, o ato de brincar desempenha um papel crucial nas transformações internas durante o desenvolvimento infantil.  

A professora Silvia acrescenta: “Nas brincadeiras desenvolvidas pelo CEDAE, as crianças podem aprimorar capacidades importantes, como atenção, imitação, memória e imaginação. Elas também amadurecem habilidades de socialização por meio da interação, da experimentação de regras e papéis sociais, alcançando um amadurecimento através da ludicidade.”

A estimulação da coordenação motora fina também pode ser realizada em casa com materiais adequados, sempre respeitando os limites e capacidades da criança.

Confira uma lista de atividades focadas na coordenação motora fina que contribuem para o desenvolvimento da autonomia em crianças com DI:

  1. Participação nas tarefas diárias com os pais: Reinventar brincadeiras, como guardar brinquedos, achar o pé de sapato correto, etc.
  2. Grampos de roupas: Trabalha o movimento de pinça.
  3. Bola: Ótima para coordenação motora. Pode ser trabalhada com atividades, como: jogar, pegar, etc.
  4. Rasgar papéis.
  5. Brinquedos com sons.
  6. Blocos de encaixar.
 

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram

A Escola CEDAE

A Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), atende a Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.

Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR 

Contato: (41) 3222-8884

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