Na última segunda-feira (21), os acolhidos da Apae Curitiba participaram de uma aula sobre conscientização de trânsito na Escola Pública de Trânsito da Prefeitura de Curitiba. Os agentes do SETRAM, orientaram os moradores por meio de atividades dinâmicas e didáticas, além de falar sobre as regras de como utilizar o cinto de segurança e quando atravessar a rua.
Segundo o site da Prefeitura de Curitiba, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) tem por finalidade desenvolver atividades de conscientização do cidadão quanto à adoção de comportamentos adequados, frente às diversas situações de trânsito vivenciadas no seu dia a dia, valorizando o espaço público compartilhado por diferentes modais e contribuindo para aumentar a segurança no trânsito e a preservação da vida.
A EPTRAN foi inaugurada em setembro de 2015 e tem espaço para atividades educativas e recreativas, laboratório de informática e Circuito Intermodal Educativo com mini-carros, que simulam as situações do trânsito na via pública.
A acolhida, Dayne Boganika, contou que estava muito feliz de participar da ação e que aprendeu muito sobre as regras de trânsito. “Eu achei muito divertido, pude aprender sobre o sinal e como usar o cinto, me diverti bastante”, comentou.
A voluntária da Apae Curitiba, Thatyane Marques, comenta que os profissionais foram atenciosos e tiveram didática ao ensinar as regras de trânsito. Comenta também sobre a questão da acessibilidade e a forma que foi conduzido o treinamento. “Os agentes souberam adequar o ensinamento para as necessidades dos acolhidos, além de trazer muita diversão”, disse.
A agente França, uma das instrutoras do curso, comentou estar muito feliz em receber os acolhidos da Apae. “Eles são muito amorosos e dão muito carinho, um deles chegou a lembrar um sobrinho meu, que também tem um sorriso lindo”, contou.
A Escola Pública de Trânsito de Curitiba – EPTRAN aceita receber visitas de alunos do ensino infantil, fundamental e médio, matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares. O atendimento é feito por uma equipe de agentes municipais que conduz as atividades educativas, como apresentações sobre trânsito seguro e oficina de pintura.
Se não estiver chovendo, os estudantes podem desfrutar do Circuito Intermodal Educativo, um espaço aberto, no pátio da EPTRAN, que tem a representação das principais estruturas de trânsito da cidade, como ruas, calçadas, lombadas, travessia elevada, faixa de ciclismo compartilhada, semáforos e sinalizações. Têm lições de segurança sobre os diferentes modais, vivenciando na prática quando são pedestres ou motoristas, pois poderão dirigir os minicarros elétricos que fazem parte do circuito.
A programação das atividades e o agendamento das visitas – presenciais ou virtuais – devem ser solicitados pelo e-mail [email protected].