O Acolhimento Institucional são espaços de acolhimento para maiores de idades de 18 a 59 anos onde os abrigados, com Deficiência Intelectual e/ou múltiplas, na condição de órfãos, abandonados ou em situação de risco. Nelas, residem como em um lar, lá são assistidos por assistentes sociais, coordenadores, cuidadores e equipe terapêutica, são organizadas atividades e cuidados diários
Os acolhidos, bem como a cuidadoras, são acompanhados por um assistente social e também por um coordenador geral, que são responsáveis por ações tais como: escala/presença das cuidadoras, passeios, viagens, aquisição de alimentos, remédios, vestuário, consultas médicas e odontológicas, qualidade dos cuidados dentro das casas e também pelo contato e agendamento de possíveis visitas de parentes visando reforçar vínculos familiares para possível retorno ao lar.
O trabalho desenvolvido nas Casas Lar é realizado em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que também faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores.
O serviço de acolhimento prestado pela Apae, em toda a sua extensão, é também acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.
Oferecemos aos moradores atendimentos clínicos terapêuticos nas áreas de:
As casas oferecem às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla moradia em regime de internato, advindos de situação de risco social, abandono e/ou órfãos.
Contamos com 34 acolhidos com idade entre 18 e 59 anos.
Rua Orlando Peruci, 1472 – Casa 4 – Casa 4 – Butiatuvinha, Curitiba – PR, 82400-300
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.