Apae Curitiba arrecada mais de 4 toneladas de alimentos no Smart City 2025
A 6ª edição do evento reforçou a inclusão e o impacto social da instituição.
Curitiba sediou, de 25 a 27 de março, o Smart City, o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Realizado na Ligga Arena — um dos estádios mais modernos do Brasil, com capacidade para mais de 40 mil pessoas —, o evento cresceu sete vezes em relação à edição anterior, realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Com o apoio da Prefeitura de Curitiba, a feira recebeu 21.712 visitantes de 600 cidades brasileiras e 25 países, superando a expectativa inicial de 20 mil participantes.
Com uma programação que reuniu exposições, palestras e congressos, o Smart City Expo Curitiba contou com a participação de especialistas e autoridades nacionais e internacionais. O espaço trouxe debates sobre mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e inovação nos negócios, além de discutir tendências e desafios para o futuro das cidades.
A inclusão também esteve em pauta, com a participação da Apae Curitiba. A instituição apresentou seu trabalho com pessoas com deficiência intelectual e múltipla, o que contribuiu para uma ação social voltada à arrecadação de alimentos. Neste ano, foram coletados 4.621 kg de alimentos, que serão destinados aos estudantes e acolhidos, garantindo uma alimentação mais saudável e nutritiva.
“A missão da Apae nos conecta, uma vez que o evento foi preparado com soluções de inclusão para múltiplas deficiências e neurodiversidade. Por esses motivos, decidimos oferecer a oportunidade de a Apae Curitiba ser a instituição beneficiada, sendo uma forma de contribuirmos com essa causa tão nobre’’, destacou Glaico Gundim dos Santos, CEO da Impactability, empresa responsável pelo Programa ESG do evento Smart City.
Anualmente, a Apae Curitiba serve 70 mil refeições e 120 mil merendas escolares, que para muitos dos atendidos, essas são as principais refeições do dia. A instituição também foi beneficiada com doações em dinheiro, o que garantiu recursos suficientes para cobrir cerca de 21% dessa demanda alimentar.
‘’O resultado alcançado foi maravilhoso. A quantidade de alimentos e doações financeiras somaram um volume expressivo, que vai ajudar muitas pessoas. Estamos muito felizes com esse resultado e por estar contribuindo com impacto positivo na nossa sociedade’’, ressaltou Glaico.”A presença da Apae no Smart City Expo Curitiba reforça nosso compromisso social e mostra a força de um evento que mobiliza a cidadania’’.
A Apae Curitiba agradece a todos os organizadores, parceiros e participantes que contribuíram para essa importante iniciativa solidária. O apoio e a generosidade de cada um fizeram a diferença na vida de quase 500 estudantes e 34 acolhidos com deficiência intelectual e múltipla. Juntos, promovemos inclusão, dignidade e novas oportunidades.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em três escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais!
A 6ª edição do evento reforçou a inclusão e o impacto social da instituição.
Encontro abordou unificação das escolas, engajamento nas redes sociais e participação ativa das famílias na instituição.
Escolas realizam atividades que reforçam a mensagem da campanha: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
A cerimônia incluiu palestras inspiradoras sobre autocuidado e autoestima, além da entrega de kits de beleza às mães dos alunos e colaboradores.
A autodefensora da Apae Curitiba, Gortiana Vilalba, e a assistente social das Residências Inclusivas, Rosilei Pivovar, realizaram uma fala de conscientização durante o evento.
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.