Escola Apae Santa Felicidade realiza reunião de pais para ampliar diálogo e fortalecer parceria
Encontro abordou unificação das escolas, engajamento nas redes sociais e participação ativa das famílias na instituição.
Cuidar de uma pessoa com deficiência intelectual é um ato de amor e dedicação, mas também exige energia, paciência e resiliência. Esse processo pode trazer desafios emocionais, sociais e financeiros, impactando profundamente a vida do cuidador.
Por isso, Aline Maciel, psicóloga que faz atendimentos na Apae Curitiba, destaca a importância de contar com uma rede de apoio, que tem um papel fundamental na saúde mental e no bem-estar das famílias. “Diminui o estresse e a ansiedade, desenvolve a resiliência familiar, proporciona mais tempo de qualidade e autocuidado para os cuidadores principais, melhora a autoestima e fortalece os vínculos interpessoais”, afirma.
Ter com quem compartilhar sentimentos, encontrar acolhimento e receber orientações pode fazer toda a diferença no enfrentamento dos desafios, tornando o cuidado mais leve e equilibrado. “Uma boa rede de apoio ajuda a evitar a sobrecarga!”, enfatiza Aline.
Construir essa rede exige identificar pessoas de confiança, com quem haja afinidade e conexão. Para ampliar esse círculo, a especialista sugere considerar familiares próximos, amigos, vizinhos, profissionais da saúde, como terapeutas e médicos, educadores e, especialmente, comunidades e grupos de apoio. “Participar de grupos específicos para famílias de pessoas com deficiência intelectual pode ser uma forma valiosa de criar conexões com quem enfrenta desafios semelhantes. Esses grupos podem ser presenciais ou virtuais, e a troca de experiências e estratégias é enriquecedora”, explica.
Na Apae Curitiba, um exemplo concreto dessa rede de apoio é o Clube de Mães, um grupo formado por pais de alunos e ex-alunos que se reúnem semanalmente nas sedes da instituição para compartilhar vivências e realizar atividades voluntárias.
Vale lembrar que uma rede de apoio se sustenta pela reciprocidade. Estar disposto a retribuir o auxílio recebido fortalece esses laços. Manter contato regular e demonstrar interesse genuíno pelos outros torna essas relações ainda mais significativas. Investir tempo e esforço nessa construção traz benefícios valiosos a longo prazo, pois nunca se sabe quando será necessário pedir ajuda.
A Apae Curitiba, comprometida com a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, está sempre pronta para acolher e oferecer suporte às famílias. Nosso compromisso é disponibilizar recursos e orientações que promovam autonomia, integração e bem-estar para todos os envolvidos.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais!
Encontro abordou unificação das escolas, engajamento nas redes sociais e participação ativa das famílias na instituição.
Escolas realizam atividades que reforçam a mensagem da campanha: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
A cerimônia incluiu palestras inspiradoras sobre autocuidado e autoestima, além da entrega de kits de beleza às mães dos alunos e colaboradores.
A autodefensora da Apae Curitiba, Gortiana Vilalba, e a assistente social das Residências Inclusivas, Rosilei Pivovar, realizaram uma fala de conscientização durante o evento.
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
A ação prestou uma homenagem às pessoas com síndrome de Down e promoveu a ampliação do repertório cultural e musical dos alunos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.