Quem Somos

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi criada no Rio de Janeiro em 1954. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.

O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. 

O Movimento é capitaneado nacionalmente pela FENAPAEs (Federação Nacional das APAEs) e nos estados (23) pelas respectivas FEAPAEs (Federações Estaduais das Apaes).

A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional. No Paraná são 350 unidades. Em todo o Brasil propiciam atenção integral a cerca de 250.000 pessoas com deficiência. É o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação. No Paraná atende a cerca de 45 mil deficientes.

A Apae Curitiba

Apae Curitiba foi fundada em 6 de outubro de 1962 e surgiu sob o mesmo escopo do movimento, de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio às famílias, na busca do desenvolvimento integral, habilitação e reabilitação, melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltiplas, na família e comunidade.

Na capital paranaense, a Apae Curitiba é mantenedora de 5 Escolas Especializadas, 3 Centros Terapêuticos e 7 Casas Lar, atendendo quase 500 alunos, alcançando mais de 700 atendimentos por dia, considerando o turno integral, e 37 acolhidos nas Casas Lar.

Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social -, a Apae Curitiba conta com a força de trabalho de quase 300 colaboradores para a realização dos seus propósitos.

Finalidades Estatutárias

Conforme o Art. 2º do Estatuto Social – A APAE de Curitiba é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada, tendo sede na Rua Alferes Ângelo Sampaio, nº 1597, bairro Batel e foro no município de Curitiba, Estado do Paraná.

Objetivos

  1. Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e/ou múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.
  2. Prestar serviço de habilitação e reabilitação ao público definido no inciso I acima e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla e para suas famílias.
  3. Prestar serviços de educação especial às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.
  4. Oferecer serviços na área da saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.

Áreas de Atuação

Educação

Assistência Social

Pular para o conteúdo