Notícias

Junho Lilás: a importância da triagem neonatal e o diagnóstico precoce de doenças raras 

O Teste do Pezinho foi implementado pela Apae Brasil em 1976 e incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 1992.
perfil-kamile-soares
Kamile Soares
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

O mês de junho marca a campanha Junho Lilás, voltada à conscientização sobre a importância do teste do pezinho. Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 2,4 milhões de testes são realizados anualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 80% dos bebês recém-nascidos são submetidos ao exame no país. A Triagem representa um avanço significativo no cuidado neonatal e na abordagem das doenças raras no Brasil.

Um exame simples, mas vital para o futuro de milhares de crianças brasileiras. Segundo o Manual Técnico da Triagem Neonatal Biológica, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), criado em 6 de junho de 2001, é um dos grandes marcos de sucesso do SUS. O programa está presente em todos os estados brasileiros e é coordenado pelas Secretarias Estaduais de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais. O objetivo é claro, detectar precocemente distúrbios e doenças raras para garantir o início imediato do tratamento e, assim, proporcionar qualidade de vida e bem-estar às crianças e suas famílias.

A triagem neonatal biológica, popularmente conhecida como Teste do Pezinho, deve ser realizada, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia de vida do bebê. Antes de 48 horas do nascimento, os resultados podem ser imprecisos. Caso não seja possível realizar o exame nesse intervalo ideal, ele deve ser feito até o 30º dia de vida, de forma a minimizar possíveis prejuízos no diagnóstico. 

Critérios para inclusão de doenças raras

Embora muitas doenças genéticas sejam consideradas raras, nem todas atendem aos critérios para inclusão no exame de triagem neonatal. De acordo com o site oficial do Governo Federal (gov.br), apenas aquelas que possuem critérios técnicos específicos e bem definidos são contempladas na triagem, a qual deve ser obrigatoriamente oferecida a 100% dos recém-nascidos.

Ainda assim, a triagem neonatal tem se mostrado uma das estratégias mais eficazes de saúde pública para detectar precocemente condições que, se tratadas a tempo, podem ter suas complicações reduzidas ou até evitadas. Entre essas doenças estão a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística e a anemia falciforme, entre outras.

A partir da detecção de alguma condição, o atendimento às crianças não para por aí. Os casos confirmados são encaminhados para serviços especializados e centros de referência, onde são acompanhados por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, terapeutas, assistentes sociais e outros profissionais que garantem o cuidado integral e humanizado, conforme recomenda o SUS.

Na Apae Curitiba, o incentivo à triagem e o cuidado especializado às pessoas com doenças raras é constante. A instituição oferece suporte, orientação e acompanhamento às famílias, atuando como referência no atendimento humanizado e na promoção da inclusão e da qualidade de vida.

O Junho Lilás é um chamado para a sociedade valorizar o cuidado desde os primeiros dias de vida. Conscientizar sobre a importância da triagem neonatal e do diagnóstico precoce é garantir um futuro mais saudável e digno para milhares de crianças com doenças raras no Brasil.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.  

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de três escolas especializadas em Curitiba. Confira nossas escolas:

Escola CEDAE – 0 a 5 anos 

Endereço: R. Alferes Ângelo Sampaio, 1597, Batel – Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

Contatos: 3222 8884 / 99863 0201

Escola Luan Muller – 6 a 15 anos 

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba–PR

Contato: (41) 3244-9166

Escola Apae Santa Felicidade – acima de 16 anos 

Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba–PR 

Contatos: 32449166 / 98424-0211

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Ir para o conteúdo